A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna retomou o serviço de transplante renal, conseguindo assim oferecer todas as modalidades de tratamento por terapia renal substitutiva ao paciente com diagnóstico de insuficiência renal crônica. Com perspectiva de realização de quatro transplantes por mês, somente em dezembro já foram realizados três, todos com sucesso, sendo um deles a partir de rim oriundo de doador falecido em Salvador, encaminhado pela Central de Transplantes da Bahia.

      Segundo a médica nefrologista, coordenadora da equipe de Transplante Renal da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Neyde Vinhático, o sucesso na retomada do serviço está sendo comemorado por toda comunidade científica regional, bem como pelos próprios pacientes do Serviço de Terapia Renal Substitutiva. “Com a reabertura do serviço de transplantes, os pacientes com insuficiência renal crônica têm maiores chances de tratamento fora da máquina, dispensando a hemodiálise ou o CAPD, cumprindo assim um importante papel social”, declarou Neyde.  Sobre o serviço         

  A Santa Casa de Itabuna passa assim, a ser a única instituição habilitada para a realização de transplantes renais em todo interior da Bahia. O Serviço de Alta Complexidade exige equipes médicas especializadas, parque tecnológico avançado e grande dedicação pessoal dos profissionais envolvidos.

    A reativação do serviço de transplante renal é uma parceria com o Grupo Hepato do Hospital da Beneficencia Portuguesa em São Paulo, indicado pela própria Coordenação de Transplantes da Bahia, através da Sesab. “O médico Marcelo Perosa aplica seu know-how no serviço, já tendo sido comprovado o sucesso do modelo em ações realizadas em Goiânia e no Acre”, declarou Neyde Vinhático.