
Rota promove Sipat e alerta sobre cuidados com o coração
A Rota Transportes encerrou a Sipat – Semna Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, quando reuniu funcionários de diversos setores, com o objetivo de abordar os cuidados que o próprio profissional deve ter com a saúde. Foram realizadas palestras, café da manhã saudável, exercícios laborais e atividades com informações úteis para o bem-estar e a prevenção de acidentes.
O encontro intitulado “Hiperatenção com o Coração” teve início pela manhã com o Momento da Espiritualidade, com a presença do Padre Moisés e a palavra do diretor Paulo Carletto. Preocupado com a ocorrência de acidentes, Carletto pediu o empenho dos colaboradores para que tomem cuidados na prevenção à saúde, pois “todos nós podemos contribuir com a própria saúde e isso vai ser bom também para as famílias e para todos aqueles que escolhem nossos serviços.”
A Rota mantém um posto de atendimento médico e psicológico na empresa, realiza programas de prevenção, mas alerta a cada funcionário sobre práticas nocivas à saúde. O médico do trabalho da Rota, Pedro Bezerra, falou sobre A Importância da Prevenção das Doenças Cardiovasculares. Segundo ele, de “cada 100 profissionais, 13,4 têm pressão alta. E nós temos que trabalhar para que haja um controle, pois não há cura para hipertensos. O percentual de hipertensos dentro da empresa é um pouco elevado, 13,6%. E a maioria está no setor de manutenção”, acrescentou.
Ginástica – Durante a programação da Sipat, houve sessões de ginástica laboral com os educadores físicos Shalyne da Silva Santos e Alan Moraes Silva, incluindo alongamento, atividade aeróbica e uma dinâmica com proposta de integração, para melhorar a condição cardiorespiratória, além de palestra sobre “Alimentação para uma vida saudável” com a nutricionista Rafella Vidal de Souza, da Polimed.