
ADÉLIA REITORA. CONTINUIDADE NÃO É CONTINUISMO
A professora e médica Adélia Pinheiro é a nova reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz. O resultado final saiu na madrugada desta quinta-feira e Adélia, atual vice-reitora, teve 1.980 votos, sendo 1.327 dos alunos, 220 dos funcionários e 433 dos professores. Ela derrotou o professor Valter Silva. Pelo sistema de votação proporcional da Uesc, Adélia obteve 68% dos votos.
Venceu a candidata que, no momento, reune melhores condições de ampliar as ações da Uesc e promover o interface com a sociedade, num momento em que o Sul da Bahia passará por grandes transformações sociais. Adélia Pinheiro pode perfeitamente exercer esse importante papel.
Adélia, que tem uma extensa vida acadêmica, era a candidata do atual reitor, Joaquim Bastos. Mas, continuidade não significa continuísmo. Algumas mudanças se fazem necessárias, a começar pelo fim de verdadeiros feudos que se instalaram em alguns setores da Uesc, notadamente na torre platinada. A posse será em fevereiro.
Quanto custou à campanha da professora Adélia, quem é o financiador, gostaria muito que o representante da OAB Itabuna e do MP tivessem acompanhado está eleição de perto que é da principal universidade da região, a estrutura utilizada faz inveja a qualquer candidato a prefeito de Itabuna e Ilhéus.