uesc campusAs aulas do segundo semestre 2021, da Universidade Estadual de Santa Cruz, serão iniciadas na próxima segunda-feira (16) de forma remota. A confirmação foi feita pelo reitor Alessandro Fernandes de Santana durante entrevista ao comunicador Vila Nova, no programa O Tabuleiro, na rádio Ilhéus FM.

Desde março do ano passado as aulas presenciais foram suspensas, mas a instituição continuou fazendo a extensão e a pesquisa. “Em outubro do ano passado foi realizado o trimestre piloto onde tivemos que nos reinventar na Universidade, com docentes, técnicos e discentes em atividades de maneira remota, e o Conselho Universitário (Consu) autorizou que no primeiro semestre deste ano as aulas, também, fossem remotas”, lembra o reitor.

“Para o este semestre (2021.2), nós teremos algo diferente. As aulas serão remotas, entretanto, o Consu autorizou a realização presencial de atividades curriculares que tenham componentes que não possam ser realizados de maneira remota. Envolve cerca de 350 a 400 discentes”, explica.

A autorização se restringe aos cursos de graduação de Biomedicina, Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária, Agronomia, Química (Bacharelado e Licenciatura), Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia de Produção e Engenharia Civil.

“Apesar de os servidores técnicos, docentes e discentes que irão atuar presencialmente estarem vacinados, estamos fazendo o retorno desse grupo com o zelo necessário. Estamos aguardando um plano de retorno que está sendo finalizado. Diante disso, no dia 16 começaremos remotamente e as aulas presenciais irão atender um protocolo de biossegurança que será implementado pela Universidade”, explica o reitor.

Imunizados

O reitor Alessandro Fernandes informa que a Reitoria da Uesc solicitou a vacinação: “quero agradecer a Secretaria de Saúde do Município de Ilhéus. Foi uma articulação da Uesc com o Núcleo Regional de Saúde, representando o Estado e a Secretaria de Saúde de Ilhéus. Graças a essa articulação faltam serem vacinados, na segunda dose, apenas os servidores com menos de 40 anos. Todos aqueles acima de 40 anos já estão imunizados com a segunda dose. Mesmo assim, destaca a necessidade de diálogo com os órgãos representativos das categorias, principalmente dos técnicos-administrativos para que possa ser avaliada a melhor maneira de fazer o retorno. A nossa esperança é que com o avanço da vacinação nós possamos iniciar, no próximo ano (2022), se as condições foram favoráveis, de maneira presencial.”

Alessandro Fernandes ratifica que “não será chamado nenhum servidor que não esteja totalmente imunizado, e mesmo os que já estão vacinados serão chamados a partir de uma estratégia que será adotada pela Reitoria, CDRH, RH, Pró-Reitoria de Administração e ouvindo o Sindicato dos servidores. Não iremos expor a risco nenhum dos servidores até porque a nossa Universidade se preparou para isso, estamos tomando todas as medidas de biossegurança. O transporte utilizado por nós é exclusivo, mas mesmo assim iremos ouvir as pessoas. Temos que saber como estão em suas casas, se estão bem de saúde física e mental. É um momento muito delicado, precisamos fazer um retorno gradativo, humanizado e seguro. A segurança para nós é o principal”, conclui o reitor da Uesc.