12 bandas disputam 1º Festival Universitário de Música da Rádio UESC
A final do 1º Festival Universitário de Música da Rádio UESC axcontece nesta terça, dia 6 de dezembro, a partir das 14 horas no auditório Paulo Souto da Uesc. A entrada é gratuita e quem for até lá vai assistir a um super show de apresentação dos doze artistas e bandas classificados na etapa final. São eles: Andressohn Cláudio; Banda Cabruca; Diego Schaun; Elisa Cunha; Gabriel Nascimento; Banda Kerberus; Banda Lacaza; Banda Pecados Capitais; Renato Silva; Ronara Criola; Sara de Melo e Banda Serviço Público.
Em sua primeira edição, o Festival surgiu da vontade de valorizar o cenário musical de Ilhéus e Itabuna e tem o intuito de integrar culturalmente a comunidade acadêmica através da música, incentivando a troca de experiências artísticas e culturais, promovendo novos talentos, proporcionando a oportunidade de difundir a música regional produzida por alunos, professores e funcionários das instituições de ensino superior da região.
Promovido pela Rádio Uesc com patrocínio da Universidade Estadual de Santa Cruz, do Subsolo Estúdio e apoio cultural da TV Santa Cruz e Bahia FM Sul, o Festival vai premiar os três primeiros lugares e melhor intérprete. O primeiro lugar vai receber a gravação de um videoclipe; gravação de um single no Subsolo Estúdio e um programa especial na Rádio Uesc. O segundo colocado leva a gravação de um single no Subsolo Studio e um programa especial na Rádio UESC. Já o terceiro colocado e melhor intérprete ganharão um programa especial produzido pela Rádio UESC. Além disso, as doze bandas finalistas vão ter suas apresentações gravadas em audiovisual e lançadas no DVD do Festival.
Para o músico, DJ e produtor Danley Rodrigues, “a Rádio UESC foi no ponto. O Festival vai dar oportunidade para novos artistas e com isso, vai movimentar o cenário da música regional, coisa que a região precisa muito!”. Concordando com ele, a compositora e intérprete Silvia Barreto diz que “o artista regional não tem muitos espaços para se apresentar e mostrar seu trabalho. A UESC, com o Festival, está tomando para si esse papel de abrir espaços, que é altamente importante para todos nós, músicos da região”. Para a diretora geral da Rádio UESC, Eliana Albuquerque, a emissora universitária, “tem o compromisso de destacar a cultura, a arte e o conhecimento, valorizar os talentos e os saberes regionais”. Para ela, “o festival vem nessa direção e como tentativa de consolidar a arte e a cultura local através da música. Por isso, é importante participar!”.











