O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), unidade pública gerida pelo Einstein Hospital Israelita, é o único da rede estadual a dispor de uma piscina dedicada exclusivamente à reabilitação de pacientes. Desde a inauguração do serviço, há pouco mais de um ano, já foram realizados cerca de 8 mil atendimentos no espaço. No mesmo período, o hospital ultrapassou a marca de 12 mil cirurgias, consolidando-se como referência em ortopedia de alta complexidade na Bahia.

A técnica da hidroterapia utiliza os princípios físicos da água — como flutuação, resistência e calor — para promover uma recuperação mais segura, confortável e eficiente. O método tem se mostrado eficaz após cirurgias como a de colocação de próteses de quadril ou joelho, reduzindo o impacto nas articulações e proporcionando alívio da dor logo nas primeiras sessões.

Uma das pacientes em reabilitação na piscina do Hospital Ortopédico é uma mulher de 51 anos, moradora de Lauro de Freitas. Trabalhadora doméstica, ela foi submetida a uma artroscopia — procedimento cirúrgico minimamente invasivo usado para diagnosticar e tratar problemas nas articulações — após ter sido diagnosticada com desgaste no menisco e na cartilagem do joelho. Com fortes dores e dificuldade de locomoção, encontrou na hidroterapia uma aliada essencial para o alívio dos sintomas e para a recuperação dos movimentos com mais conforto e segurança.

Os programas de fisioterapia aquática são personalizados, elaborados com base nas necessidades e metas individuais de cada paciente. A evolução é acompanhada de perto, com reavaliações semanais que garantem o progresso ao longo do tratamento.

A água aquecida é outro diferencial. Monitorada e mantida sempre em 33ºC, contribui para o relaxamento muscular, melhora a circulação, reduz inchaços e acelera o processo de cicatrização.

“Uma piscina dentro de um hospital ortopédico faz toda diferença no processo de tratamento. A água alivia o peso, ajudando não só na parte física, mas também na recuperação da confiança e da autonomia do paciente. Para quem sente dor ou se submeteu a uma cirurgia, isso impacta diretamente no resultado”, destaca Vitor Neri, coordenador do setor de Reabilitação do HOEB.