O Colégio Estadual Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa, em Ilhéus, está sediando nesta semana o FLIE – Festival Literário Estudantil do Litoral Sul, com uma programação diversificada que inclui rodas de conversa, oficinas, apresentações culturais e exposições temáticas.

Entre os destaques do evento está a Exposição “Os 100 Anos dos Batistas em Ilhéus”, promovida pelo Centro de Documentação da Universidade Estadual de Santa Cruz (CEDOC-UESC) em parceria com o Centro Cultural Teosópolis (CCT). A mostra celebra a trajetória centenária da presença batista no município.

O Festival é resultado de um projeto contemplado por edital da Fundação Pedro Calmon e tem como objetivo valorizar a cultura regional e a memória histórica.

A abertura do festival, realizada na manhã desta quinta-feira (10), contou com a presença da jornalista ilheense Tarsila Alvarindo, natural do bairro Salobrinho, reconhecida por sua atuação marcante nas telas e no jornalismo audiovisual.

 

A exposição tem curadoria da professora da UESC e historiadora Janete Ruiz de Macedo, curadora do CCT. Para ela, a iniciativa é uma oportunidade importante de promover o conhecimento histórico entre os jovens.


“O evento cultural é uma forma de promover a arte e a cultura, além de oportunizar aos estudantes e interessados o contato com a história da cidade e da presença batista em Ilhéus”, destacou. A mostra integra a programação cultural da feira e contribui para o resgate e preservação da história religiosa e social do município.

Programação tem show e apresentações culturais
A programação, que se estende até sexta-feira (11), ocupa diversos espaços da unidade escolar e inclui ainda roda de conversa e bate papo, contação de histórias, oficinas de composição musical e percussão, apresentações de dança e teatro, exibição de filmes, lançamento de livros, desfile cívico, feira de artesanato e agricultura familiar, além de praça de alimentação. O encerramento contará com o show do artista Jef Rodrigues