Como parte das comemorações dos seus 30 anos de existência, o Teatro Popular de Ilhéus (TPI) levará ao Sertão da Bahia dois de seus mais recentes espetáculos: Borépete?. Uno e A Aventura de Mariá e Mureci. O projeto Caminhos do Conselheiro – Circulação do Teatro Popular de Ilhéus – 30 anos contempla quatro cidades emblemáticas da Guerra de Canudos (Monte Santo, Euclides da Cunha, Canudos e Uauá), com apresentações gratuitas em praças públicas e escolas, além de promover intercâmbios com artistas e coletivos locais.

Com um percurso de mais de 1.500 quilômetros e público estimado em 5 mil pessoas, a iniciativa retoma a presença do TPI em territórios sertanejos que já receberam o grupo em 2017, com Medida por medida, e em 2022, com Sonhos – o que restou de nós depois da tempestade.

“Voltar ao Sertão é reencontrar o coração da nossa história. O Teatro Popular de Ilhéus nasceu comprometido com a cultura popular, e essa viagem é também uma forma de devolver ao povo sertanejo a poesia e a força que sempre inspiraram o nosso fazer teatral”, afirma Romualdo Lisboa, diretor e dramaturgo do TPI.

O projeto é realizado com apoio do Edital nº 05/2024 – LIA DA SILVEIRA PNAB, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia no âmbito da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), que estimula a descentralização das ações culturais por macroterritórios e territórios de identidade em todo o estado.

Em Borépete?. Uno, o grupo sintetiza seu percurso estético e ideológico em uma experiência imersiva falada integralmente em tupi, explorando os ciclos da vida, a cosmologia indígena e a história do Brasil. Já A Aventura de Mariá e Mureci convida o público infantil a mergulhar em uma jornada lúdica de amizade, descobertas e harmonia com a natureza, unindo teatro, música e manipulação de bonecos.

A temporada sertaneja reafirma o compromisso do Teatro Popular de Ilhéus com a arte como ferramenta de diálogo, resistência e valorização da diversidade cultural baiana.