:: 1/out/2025 . 8:13
Investimentos e inovação para os portos da Bahia são debatidos na Europa para os portos da Bahia
Os portos públicos da Bahia deram mais um passo rumo à integração global com a realização de uma agenda internacional na Europa. Conduzida pelo Diretor Empresarial e de Relação com o Mercado, Demetrius Moura, a visita teve como foco preparar a Missão Comercial Bahia-Portugal e ampliar conexões logísticas, energéticas e comerciais entre a Bahia e países europeus.
“Essa missão empresarial marca um passo fundamental para posicionar os portos da Bahia em um patamar ainda mais competitivo, abrindo portas para investimentos que contribuirão com o crescimento logístico, econômico e sustentável do nosso estado”, disse Demetrius.
Em Portugal, o diretor visitou o Porto de Aveiro, onde se reuniu com o presidente do Conselho, Eduardo Feio, e com a assessora Carla Macedo, para alinhar os preparativos da Missão Comercial Bahia-Portugal. A iniciativa busca estreitar laços entre os dois países, ampliando oportunidades logísticas e comerciais, além de promover os portos públicos da Bahia no mercado europeu.
Jacobina Mineração Pan American Silver e CETEC iniciam nova turma do Programa Qualificar para Realizar
Iniciativa promove a qualificação técnica de moradores da região de Jacobina,
impulsionando o acesso ao emprego e o desenvolvimento socioeconômico local

Alunos de Pontilhão aprendem sobre “Soldagem e Caldeiraria” / Foto divulgação
A Jacobina Mineração Pan American Silver, em parceria com o Centro de Especialização Técnica de Jacobina (CETEC), deu início às aulas das novas turmas do Programa Qualificar para Realizar. Nesta etapa, 62 alunos estão sendo beneficiados com formação técnica gratuita em duas áreas estratégicas da indústria: “Soldagem e Caldeiraria”, com 24 estudantes na comunidade de Pontilhão, e “Usinagem e Tornearia Mecânica”, que reúne 16 alunos em Jaboticaba e 22 em Itapicuru. Cada turma seguirá um cronograma intensivo, com foco prático, ao longo dos próximos três meses.

Estudantes de Itapicuru aprendem sobre “Usinagem e Tornearia Mecânica” / Foto divulgação
O programa visa promover a capacitação técnica e o fortalecimento profissional de moradores locais, ampliando suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho. Essa iniciativa reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável e a educação continuada das comunidades do entorno, contribuindo para a geração de emprego, renda e novas perspectivas.

Alunos da comunidade de Jaboticaba / Foto divulgação
As atividades ocorrem presencialmente duas vezes por semana, das 18h30 às 22h, em espaços cedidos pelas próprias comunidades: a Associação de Jaboticaba, o CRAS de Pontilhão e o CECI em Itapicuru. Com carga horária total de 180 horas, os cursos combinam teoria e prática, garantindo uma formação sólida e certificada, que potencializa a empregabilidade dos participantes.
- 1