Luiz Conceição

Comer bolo no quintal de casa ou cantar parabéns na escola é bom. Mas, comemorar na praça e fazer novos amigos é ainda melhor! Assim foi a celebração do aniversário de cinco anos do pequeno Ravi Cecílio de Sá, que aconteceu no domingo, dia 28, na Alameda da Juventude, na Orla da Beira-Rio da Avenida Firmino Alves, no Centro de Itabuna.

A escolha do local, além de charmosa, reflete uma tendência positiva de ocupação consciente e alegre dos espaços públicos da cidade. As praças, que antes eram vistas apenas como locais de passagem, estão se tornando pontos de encontros, movimentos esportivos e comemorações para realizar festas inesquecíveis, como fez a mãe do pequeno Ravi.

Enquanto os adultos desfrutavam da sombra fresca e boas conversas, as crianças aproveitaram o espaço para brincar, pular, degustar as guloseimas típicas das festas de aniversário infantil.

Longe das paredes, a simplicidade da praça permitiu aos presentes na comemoração, criar uma conexão no ambiente, tornando o espaço público o local ideal para as crianças correrem, rir e brincar com segurança.

Segundo a mãe do Ravi, Cintia Sisnane Cecília Souza, a idéia do piquenique na praça para comemorar o aniversário foi do próprio aniversariante. Após o pedido do pequeno, Cintia começou a procurar o local com sombra e ao passar pela Orla do Beira-Rio logo teve certeza que aquele seria o local apropriado.

Os espaços públicos são hoje o endereço certo da alegria em Itabuna e o piquenique de Ravi é mais um reflexo de um movimento maior graças à iniciativas de revitalização urbana adotada pelo prefeito Augusto Castro(PSD), a partir do planejamento da secretária de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), Sônia Fontes.

Desde o inicio da gestão, o prefeito Augusto Castro (PSD) tem requalificado e criado espaços urbanos que promovem maior qualidade de vida, bem-estar e lazer, práticas esportivas e oferecem ambientes saudáveis e seguros para os itabunenses. De acordo com a titular da SIURB, até o momento já são mais de 25 praças revitalizadas em toda cidade.

Lembra que a transformação urbana vai além da revitalização das praças e das vias públicas, pois para garantir o bom uso do espaço público como fez a família de Ravi é necessária a consciência de que o ambiente é para todos e precisa ser cuidado pelo poder público, por meio do serviço de limpeza pública e também pela população.

É dever da prefeitura entregar aos habitantes um local limpo que garanta a democratização e lazer, que fortaleça a comunidade com festa, alegria e muita risada como a festa de aniversário do pequeno Ravi.