A Prefeitura de Itabuna confirmou o apoio ao Mutirão do Diabetes de Itabuna, o maior evento de prevenção de tratamento da doença da América Latina, com modelo replicado em mais de 30 cidades brasileiras.  A confirmação da participação do município aconteceu durante encontro do prefeito Augusto Castro com o presidente da ONG Unidos pelo Diabetes e coordenador do mutirão, Dr. Rafael Andrade, o diretor geral do Hospital Beira Rio, Elio Nascimento, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Carlos Leahy.

 

A Prefeitura de Itabuna garantirá toda a estrutura do Mutirão, que chega à sua 21ª. edição em 2025,  na Cidade do Diabetes-Praça Rio Cachoeira, além da participação dos profissionais da Secretaria do de Saúde, em ações  permanentes de acompanhamento nas unidades básicas de saúde. “Itabuna é referência mundial na prevenção e tratamento do diabetes e o apoio ao mutirão reforça o nosso compromisso com a saúde e o bem estar da população”, destaca o prefeito. Augusto Castro citou ainda  ações importantes na saúde pública, como o Novo Hospital de Base, o Novo Hospital São Lucas, o Centro de Referência e Atenção à Mulher e a requalificação de unidades básicas de saúde.

 

Para o Dr. Rafael Andrade, “a parceria com a Prefeitura de Itabuna, “é extremamente importante e o prefeito Augusto Castro é um apoiador entusiasta do projeto. Isso faz com que o mutirão  seja um exemplo para todo o Brasil, mostrando que a interação entre o poder público, o privado, e também o terceiro setor podem fazer a diferença”.

CONGRESSO BRASILEIRO DE DIABETES

 

No 26 de julho, em São Paulo, durante  o 29º Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Diabetes, foi realizado o tradicional curso de mutirões, para capacitar profissionais de todo o país, com a coordenação do Dr.  Rafael Andrade e do  Paulo Henrique Morales, onde foram realizadas várias palestras sobre o formato de eventos similares ao de Itabuna em todo o Brasil.

O Congresso contou com a participação da secretária municipal de Saúde de Itabuna, Dra. Lívia Mendes, que fez uma palestra sobre a importância do apoio do poder público aos mutirões. “O Mutirão do Diabetes  é inspirador para vários estados brasileiros e até para outros países, um exemplo de como a união entre a comunidade e a administração municipal podem atuar juntos para combater uma doença silenciosa, em que a prevenção é fundamental”, afirma a Dra. Livia Mendes.