
Igreja Batista Teosópolis realiza culto de gratidão pelos 115 anos de Itabuna
Em celebração aos 115 anos de emancipação política de Itabuna, a Igreja Batista Teosópolis realiza neste domingo (27), às 18h, um culto especial de gratidão a Deus pela história da cidade. A data oficial do aniversário é segunda-feira, dia 28, e o culto integra a programação oficial comemorativa.
“Será um momento de adoração, gratidão e oração por Itabuna. Vamos agradecer pela cidade em que vivemos e pedir a Deus um futuro de esperança e justiça para as próximas gerações. Toda a comunidade está convidada a participar desse momento especial de fé e celebração”, destacou o pastor titular da Teosópolis, Geraldo Meireles.
A celebração contará com a presença de autoridades locais, entre elas o prefeito Augusto Castro e o vice-prefeito Júnior Brandão, que também é membro da igreja. Brandão destacou a importância histórica e social da instituição:
“A Teosópolis, que completou 69 anos em março, é referência em projetos sociais que beneficiam Itabuna e toda a região. Seu trabalho é reconhecido e respeitado pela comunidade.”, ressaltou o vice-prefeito.
A atuação social da Teosópolis é desenvolvida por meio da Associação de Beneficência e Cultura Teosópolis (ABCT), coordenada pelo professor da UESC e diácono da igreja, Aurélio Macedo. Ele destacou algumas das principais ações:
“Temos o Cabra Macho, referência nacional na saúde do homem, o Ambulatório Teosópolis, com atendimentos gratuitos em saúde; Projeto PSI-ABCT, de apoio psicológico; o Viver Melhor, com serviços de autocuidado e atendimento gratuito;ABC-Semeador, voltado para crianças em situação de vulnerabilidade; Mercado Solidário, que garante alimentação básica a famílias carentes; o Projeto Morar Melhor, para construção de moradias dignas, a Casa do Vovô, centro de convivência para idosos.”, enumerou ele.
“A cada ano e com a solidariedade dos nossos irmãos temos ampliado e aprimorado nossos projetos” , ressaltou professor Aurélio.
Além dessas ações, a igreja também mantém: o Centro Cultural Teosópolis, voltado à arte, cultura e preservação da memória; o Instituto Teosópolis, que oferece educação fundamental gratuita em parceria com o município; o Colégio Batista de Itabuna (CBI), com ensino infantil e fundamental de qualidade.
Outro destaque é o Centro de Treinamento e Lazer Hélio Lourenço da Silva, o conhecido Acampamento Teosópolis, localizado na BA-001, km 10, próximo à Vila Juerana, em Ilhéus. O espaço é voltado à capacitação e à realização de grandes eventos.
Para o vice-prefeito Júnior Brandão, a história da Teosópolis se confunde com a da própria cidade:
“Por todas essas ações somos parte da história de Itabuna “, diz o vice-prefeito Júnior Brandão.
Exposição Toponímia
Quem for ao culto de domingo(27)também poderá conhecer um pouco da história de Itabuna.Neste dia estará em cartaz no pátio do Colégio Batista de Itabuna (CBI), ao lado da Igreja Batista Teosópolis, a exposição “Toponímia de Itabuna: Ruas e Avenidas que Revelam Histórias”.
A mostra integra a programação comemorativa pelos 115 anos de emancipação política do município. É fruto de uma parceria entre a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), por meio do Centro de Documentação e Memória (CEDOC), e o Centro Cultural Teosópolis (CCT), a exposição destaca figuras históricas que dão nome a logradouros da cidade, revelando suas trajetórias e contribuições para o desenvolvimento de Itabuna.