
AACRRI celebra protagonismo e reconhecimento no Ita Pedro 2025
Durante os quatro dias de festa do Ita Pedro 2025, a Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis – AACRRI realizou uma importante ação de coleta seletiva e educação ambiental, mostrando que é possível celebrar com consciência e respeito ao meio ambiente.
A iniciativa foi marcada pelo protagonismo dos catadores e catadoras, que atuaram na coleta do circuito e na triagem dos resíduos recicláveis gerados pelo evento. Ao todo, 95 catadores(as) participaram da ação sendo 50 associados da AACRRI e 45 catadores(as) avulsos todos devidamente equipados com EPIs, com acesso a alimentação diária e espaço de descanso adequado.
Durante os quatro dias de trabalho, foram coletados e triados 6.452 kg de materiais recicláveis, entre latinhas, plásticos, papelão, vidro e outros resíduos, reafirmando o impacto positivo da coleta seletiva em grandes eventos e o papel fundamental dos catadores na preservação ambiental.
Pensando também no bem-estar das famílias envolvidas, foi disponibilizado um espaço kids, um local seguro e acolhedor onde os filhos dos catadores puderam permanecer enquanto seus pais trabalhavam no circuito. O espaço contou com atividades lúdicas e educativas, garantindo tranquilidade às famílias e promovendo o cuidado com as crianças.
Além do trabalho essencial com os resíduos, os catadores também tiveram acesso a momentos de autocuidado, com a oferta de massagens relaxantes, proporcionadas pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), tornando a experiência mais humana e respeitosa.
Toda essa ação só foi possível graças ao apoio e articulação de importantes parceiros institucionais, como a Defensoria Pública do Estado da Bahia, por meio do programa Mãos que Reciclam, o Ministério Público do Trabalho, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) através do Governo do Estado, a Prefeitura Municipal de Itabuna, a própria FICC, a empresa Bio Sanear, a CVR Costa do Cacau e o Grupo Boticário, que mais uma vez reafirmaram seu compromisso com a inclusão social e a sustentabilidade.
O momento mais simbólico da ação foi o encontro da presidente da AACRRI, Carissa Araújo, com o Governador Jerônimo Rodrigues e o Prefeito Augusto Castro, a quem ela entregou a camiseta oficial do Ita Pedro, como forma de agradecimento pelo apoio e reconhecimento à importância dos catadores(as) no maior evento popular da cidade.
A assistente social da Defensoria Pública do Estado, Andréa Pires dos Reis, que acompanhou toda a ação, definiu o evento como “completo e emocionante”, destacando o acompanhamento diário aos catadores, o cuidado com a dignidade do trabalho e o impacto ambiental positivo da iniciativa.
A atuação da AACRRI no Ita Pedro 2025 reafirma seu compromisso com o meio ambiente, com a valorização dos catadores(as) e com a construção de uma Itabuna mais justa, solidária e sustentável. (do Ipolitica)