Trajetórias femininas na arte são o fio condutor para discutir identidade e território

Durante o mês de outubro escolas estaduais em Itabuna recebem o projeto “Eu sou daqui: Diálogos sobre música, identidade e território” (veja a lista das escolas e datas no final da matéria). Idealizado por Laiô, cantora, compositora e produtora cultural, o projeto gira em torno de rodas de conversa e apresentações musicais realizando essa troca entre estudantes e mulheres pautando e discutindo através da arte os temas ditos no próprio batismo dessa ação cultural – identidade e território.

A cantora, pesquisadora, arte-educadora com mais de 10 anos de atuação, e presente nos palcos da região, Bia Reis se apresenta ao lado de uma artista sul-baiana convidada a cada encontro nas escolas em Itabuna. São, ao todo, seis mulheres artistas com a trajetória marcada por resistência, potência criativa e diversidade que fazem parte do cenário musical independente da Bahia que irão contribuir para o “Eu sou daqui: Diálogos sobre música, identidade e território”: Brisa Aziz, Kércia Vicente, Laiô, Duda Reis e Lúcia Ramos.

Um grande show celebrará o projeto ao fim das atividades reunindo as artistas que participaram do projeto. A data e local serão confirmados em breve.

Bia Reis defende que “Eu sou daqui: Diálogos sobre música, identidade e território” se propõe como um gesto de reconhecimento, pertencimento e afirmação das múltiplas narrativas femininas do sul da Bahia através da visibilização da produção artística de mulheres. “A iniciativa promove o fortalecimento da cena cultural local e contribui para a construção de uma memória coletiva que respeita e celebra a diversidade. Ao inserir essas vozes dentro do espaço escolar, o projeto atua como um dispositivo de transformação social e resistência, reafirmando a importância de olhar para o sul da Bahia como um polo vivo de criação, diversidade e potência artística”.

O projeto foi contemplado pelo Edital de Chamamento Público nº Nº 004/2025 da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania da Política Nacional Aldir Blanc em Itabuna- BA, com apoio da Prefeitura Municipal de Itabuna, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC, via PNAB, direcionado pelo Ministério da Cultura – Governo Federal. O público pode acompanhar o projeto no Instagram @eusoudaqui.

Cronograma das atividades:

· 2 de outubro (quinta-feira) – Colégio da Polícia Militar – 10h
· 7 de outubro (terça-feira) – Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde – 8h30
· 21 de outubro (terça-feira) – Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica de Itabuna – 19h30
· 4 de novembro (terça-feira) – Colégio Estadual Inácio Tosta Filho – 10h
· 4 de novembro (terça-feira) – Colégio Estadual Valdelice Soares Pinheiro – 19h30