WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hanna thame fisioterapia animal

livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

novembro 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930


Arte com ´alma grapiúna`: Carlos Santal retrata o universo do cacau e celebra Jorge Amado

Artista produz painéis  em praça de Itabuna

Cantor, compositor, cineasta  e artista plástico, radicado em Portugal desde 2007, o grapiúna Carlos Santal retornou a Itabuna, desta vez para uma estadia mais demorada, onde além de rever familiares e amigos, pretende mostrar sua arte em exposições que retratam a estreita ligação com o universo do cacau no Sul da Bahia, celebrizado mundialmente por Jorge Amado.

 

Recentemente, Santal participou da Festa Literária de Itacaré, onde exibiu oito  obras, na exposição com o tema Cacau. “Foi uma experiência fascinante mostrar  meu trabalho numa cidade que recebe milhares de turistas e poder abrir espaço para minha música e minha arte”.

 

ARTE NA PRAÇA

Convidado pela Prefeitura de Itabuna, Carlos Santal produziu dois painéis para a nova Praça Camacã (Otávio Mangabeira), que passa por um processo de requalificação, com previsão de inauguração em dezembro, e que deve se transformar num cartão postal da cidade.

Os dois painéis retratam  o cacau, como a quebra e a colheita do produto, feita por trabalhadores rurais que estão na essência dessa lavoura. “Os painéis permitem que os jovens possam conhecer uma cultura que faz parte da história da nossa região. A praça é um local de confraternização e convivência  e fico muito feliz em participar desse projeto”.

Ele diz que a experiência de viver em Portugal “foi uma oportunidade de mostrar meu trabalho na Europa, porque além de produzir e participar de exposições, também damos aula  de pinturas com a técnica de permitir que os alunos tenham um novo olhar sobre a arte e contribuindo para alavancar novas carreiras”.

Mesmo morando na Europa, Carlos Santal afirma que conserva o espírito grapiúna. “Manter a minha identidade, retratar minha arte sempre com foco na Região Cacaueira e na Bahia, é uma maneira de amenizar a saudade e mostrar a riqueza da nossa arte para os europeus”.

 

Multiartista, Santal também é cineasta e escritor. Ele está finalizando o filme “O Caçador de Rolinhas”, com a participação de artistas regionais e editando um livro inspirado no filme.

 

 

Antes de retornar à Europa, Carlos Santal pretende organizar uma exposição no Shopping Jequitibá, já em fase de produção.

1 resposta para “Arte com ´alma grapiúna`: Carlos Santal retrata o universo do cacau e celebra Jorge Amado”

Deixe seu comentário





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia