Prefeitura de Itabuna realiza festa paras crianças atendidas no CREADH
“Meus filhos estão se divertindo muito nessa manhã. O tratamento aqui é muito bom. Até para nós, que somos mães atípicas e não temos assistência em outro local”, disse Jamile Ramos. A dona de casa tem dois filhos atendidos no Centro de Referência de Reabilitação e Desenvolvimento Humano (CREADH) que participaram da festa das crianças realizada nesta quinta–feira, dia 24, na unidade da Secretaria Municipal de Saúde, no Bairro São Judas Tadeu.
Durante toda manhã, as crianças participaram de brincadeiras, várias dinâmicas e tiveram um espaço para pintura no rosto e até lancharam. “Decidimos realizar festa após o Dia das Crianças e hoje estamos distribuindo salgados, algodão doce e brinquedos fruto de doações de uma empresa”, disse a coordenadora do CREADH, Jaimeire Pessoa.
A unidade atende crianças e adultos com problemas neurológicos, microcefalias, seqüelas de AVC, prematuros e amputados, além do atendimento a crianças com diagnóstico Transtorno de Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual (DI). “Recebemos cerca de três mil pacientes durante a semana”, informou a coordenadora.
O salão do CREADH ficou pequeno para as mais de 100 crianças que participaram da festa em comemoração à sua data. O momento foi de descontração também para os voluntários, que ajudam no tratamento de quem precisa de reabilitação no dia a dia.
A estudante do curso de graduação em Psicologia, Raliana Narciso, por exemplo, faz estágio no CREADH. Ela disse que aprende todos os dias com os pacientes e seus familiares. “Para mim é muito satisfatório ver a alegria e o sorriso dessas crianças em um dia como hoje”, disse.
Durante a festa, a direção da unidade lançou o Varal Solidário onde os pais podem escolher as roupas para os filhos, gratuitamente. As peças foram arrecadadas pela equipe e as mães podem escolher qualquer peça de roupa para levar para casa. “Pretendemos manter esse Varal Solidário para todos os pacientes atendidos no CREADH”, falou Jaimeire Pessoa.
“Foi um evento que nos trouxe muita alegria, não só para as crianças, também para pais e familiares responsáveis que precisam de acolhimento”, comemorou a coordenadora.