WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hanna thame fisioterapia animal

livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

outubro 2024
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  


Vai pra Cuba, Zé!

 

Daniel Thame

Segunda-feira pela manhã, ao celebrar minha participação na equipe de televisão e rádio na campanha vitoriosa de Augusto Castro em Itabuna, citei, quase ao acaso, que o destino não apenas jogava baralho, como trapaceava. Uma frase quase sem sentido no texto, que agora se revela uma premonição.

 

Ao receber a notícia da morte de José Carlos Teixeira, que após celebrar sua igualmente vitoriosa participação na campanha política em Madre de Deus, sofreu uma queda fatal, constato que além de jogador e trapaceiro, o destino também é um grande hijo de puta.

Teixeira foi um dos melhores textos do jornalismo baiano, com passagens por grandes veículos de comunicação do Estado, do Brasil e em Angola, mas foi acima de tudo um grande amigo.

Uma amizade iniciada lá pelos idos de 1990, na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itabuna e que se consolidou ao longo de décadas, em telefonemas esparsos e conversas frequentes no wathsapp.

Lembro-me de uma viagem que fizemos com um grupo de jornalistas brasileiros a Cuba, em 2016, quando fomos conhecer o sistema de saúde da Ilha e, à época, escrevemos e bebemos com pompa e zelo. Mestre das palavras, Teixeira era mestre também em cultivar e cativar amigos.

Cuba, além do jornalismo, era uma de nossas paixões comuns.

Falamos pela última vez na semana passada,  reta final de campanha, naquele estresse que está no DNA do jornalismo. Ele planejava voltar a Havana agora em novembro, eu lá pra 2025. Me sinto obrigado a um mojito duplo na Bodeguita del Medio.

É foda e dói escrever sobre um amigo que se vai dessa maneira. A gente busca as palavras e elas nos driblam feito um Garrincha entortando um joão qualquer.

Teixeira, meu camarada, nós jornalistas somos um pouco disso: um bando de sonhadores incorrigíveis a desafiar o destino. Sempre achando que temos um ás salvador na manga, que quase nunca temos e ainda por cima nem sabemos blefar.

Chegue bem na eternidade, mestre-amigo.

Zé!

1 resposta para “Vai pra Cuba, Zé!”

Deixe seu comentário





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia