Pau Brasil,  no Sul da Bahia foi um dos primeiros municípios a ser contemplado com o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. O programa  vem  sendo realizado desde 2008 no segundo governo Lula e no primeiro  governo Jaques Wagner adquirindo alimentos com  agricultores familiares e distribuindo nas comunidades carentes no município e na Escola Indígena  Caramuru-Paraguassu.

 

Os  povos indígenas produzem alimentos e  os alunos do CEAIC são contemplados (as) com a ação. Dezenas de agricultores entregam seus produtos e o programa é executado em várias modalidades, com recursos de dois milhões de reais.

Um dos pioneiros da implantação do PAA em Pau Brasil, o vereador e presidente da Câmara, Nego Elder, ressalta que “oprograma enfrentou sabotagem dos governos Temer e Bolsonaro que tentaram desconfigurar o espírito do PAA, já que  a aliança campo e cidade em prol da demanda da segurança alimentar no Brasil é condição básica na continuidade das políticas públicas de desenvolvimento social e combate à fome”.

De acordo com Nego Elder, o PPA permite “corrigir  distorções sociais no campo porque a adquirir produtos da agricultura familiar cultivados de maneira sustentável, também gera renda para as famílias” . “O PPA garante a  comercialização, geração de trabalho, combate à fome, mobilizando toda uma cadeia produtiva em Pau Brasil”, destaca o vereador.

 

Em Pau Brasil e em toda região há uma forte atuação do Governo da Bahia, através da BAHIATER, que articulou junto as entidades de ATER para que o PAA fosse prioridade  e o Estado desponta como quem mais vem executando esse projeto  no Brasil.

“Temos cerca de 40% dos nossos agricultores envolvidos nos PAA’s da SEADES e da CONAB, estamos presentes em vários territórios e em  deles estamos atuando com 140 famílias diretamente, mas tem beneficiários nossos envolvidos em outras propostas articuladas e mobilizaras por outros parceiros, escolas, associações beneficentes, CRAS são algumas das entidades que atuam em parcerias conosco. Em Pau a Brasil por exemplo já foram entregues 700 cestas na Escola Estadual de Tempo Integral Gerson de Souza Melo”, destacou Eliomar Melo presidente da Cooperativa Agrícola de Pau Brasil – COOAP.