Atualizar a oferta dos meios de hospedagens no município é uma meta para a Gestão Municipal. Na terça-feira (14), pela manhã na sala de reuniões da Prefeitura de Itacaré, aconteceu uma reunião com técnicos da Secretaria Municipal de Turismo e Técnicos da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia – SETUR, vinculados a Superintendência de Serviços Turísticos – SUPROSET, que realizará ações de Regulação dos Serviços Turísticos no município de Itacaré no período de 13/05 à 24/05/2024, em parceria com a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Turismo.

Serão realizadas  atividades de levantamento e atualização da Oferta Hoteleira: Diagnóstico da oferta hoteleira no município de Itacaré, no que se refere ao quantitativo e qualitativo do número de meios de hospedagem, unidades e leitos.

O Controle de Qualidade de Meios de Hospedagem é um programa da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, que tem por finalidade promover o aprimoramento da qualidade dos serviços dos meios de hospedagem, através da realização de vistorias “in loco” para verificação das instalações de funcionamento, no que se refere a manutenção, conservação, higiene, responsabilidade social, responsabilidade ambiental, gestão e atendimento.

As atualizações não englobam, flats, stúdios, casas de temporadas, contudo a Setur Itacaré, já desenvolve um planejamento complementar ao levantamento, onde os técnicos locais farão essa avaliação em campo, buscando além desses outros meios de hospedagens, identificar todos os equipamentos de alimentação, restaurantes, lanchonetes, cabanas de praias, bares, também os serviços que envolvem o turismo, guias, receptivos, condutores etc. O objetivo é facilitar aos turistas e visitantes por meio virtual, terem o máximo de informações em um mapa interativo, direcionando-os aos empreendimentos, facilitando assim o contato direto, entre demanda e oferta.

Para o secretário de Turismo, Marcos Japu, uma oportunidade excelente, “agradecemos muito ao Secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacelar, por ter nos enviado essa equipe. O diagnóstico dos meios de hospedagens é condição sinequanon, para compreender melhor o que ofertamos, o controle de qualidade nos faz enxergar a realidade atual, bem como planejar e colaborar com o TRADE nas adequações necessárias sinalizadas pelo estudo”.

Aproveitando as visitas técnicas aos estabelecimentos, os técnicos do estado, estão explicando sobre o CADASTUR-Sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo e garante diversas vantagens e oportunidades aos seus cadastrados e é também uma importante fonte de consulta para o turista.

“Essas ações que estão acontecendo em Itacaré, fazem parte do Programa Avança Turismo Bahia, que visa aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos aos visitantes e turistas de diversas partes do Brasil e do mundo para conhecer as riquezas culturais e naturais do nosso Estado, consequentemente do nosso Destino Completo”, finaliza Japu.