A vacinação contra a dengue em Itabuna terá início nesta quinta-feira, dia 29, durante uma ação especial que será deflagrada pela Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde. Neste primeiro momento, são convocados pré-adolescentes de 10 e 11 anos para receber a primeira dose da vacina (Qdenga).

Serão distribuídas 1.000 senhas para esta ação, que será realizada na sede da UNEX Itabuna, na Praça José Bastos, das 8h30min às 13 horas.
A medida segue determinação da Nota Técnica nº 8/2024-CGICI/DPNI/SVSA/MS do Ministério da Saúde, que preconiza vacinas para os públicos mais vulneráveis ao desenvolvimento de sintomas graves da doença neste primeiro momento.

Para receber a primeira dose da vacina, os pré-adolescentes devem apresentar documento de identificação (RG, CPF e Cartão de Vacina) e estar acompanhados dos pais ou responsáveis para que possam assinar o Termo de Autorização.

De acordo com a coordenadora da Rede Frio, enfermeira Camila Brito, a Prefeitura de Itabuna recebeu 4.830 doses para aplicação da primeira dose do Ministério da Saúde. Um total de 1.000 doses será aplicada nesta primeira ação na UNEX Itabuna, enquanto as demais durante a vacinação nas escolas.

“A Prefeitura de Itabuna adotou como estratégia de trabalho, a vacinação no ambiente escolar da Rede Municipal de Ensino, tendo como respaldo o uso de um Termo de Autorização para Vacinação no Ambiente Escolar”, informou Camila.

Ela informou ainda que os estudantes da rede de ensino privada poderão ser imunizados durante ações que serão realizadas em locais estratégicos e que serão previamente informados, através do site oficial da Prefeitura e da mídia.

De acordo com a coordenadora da Rede Frio, o esquema vacinal da Qdenga é composto por duas doses, que devem ser aplicadas em um intervalo de três meses.

“Em relação a quem teve diagnóstico recente de dengue, a recomendação é que aguarde seis meses após o início dos sintomas para iniciar o esquema vacinal contra a doença”, acrescentou.

SITUAÇÃO
Atualmente, o país tem enfrentado um cenário de forte incidência da dengue. No entanto, Itabuna tem mantido os níveis em situação controlável graças às ações da Vigilância em Saúde por meio dos Agentes de Combate às Endemias (ACE).

De acordo com dados do Ministério da Saúde em relação a atualização de casos de Arboviroses, a Bahia registra no momento 16 mil casos de dengue, enquanto Itabuna tem apenas 18 casos.

É importante lembrar que desde 2023, o Índice de Infestação Predial em Itabuna tem sido de queda constante, passando de 8.4% para 1.5%, de acordo com o último LIRAa realizado.

Entretanto, é importante que a população se conscientize para manter o município – que tem forte histórico de epidemia – em um cenário de controle, adotando os cuidados preventivos necessários para evitar focos do mosquito transmissor da doença, a exemplo de evitar acúmulo de água em reservatórios de água no interior das residências, usar telas, repelentes e aderir à vacinação.