WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hanna thame fisioterapia animal

prefeitura itabuna sesab bahia shopping jequitiba livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

fevereiro 2024
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
2526272829  


Uesc aprova concessão de título de Doutor Honoris Causa para Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil

O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Santa Cruz (Consu/Uesc) aprovou, em sua 79ª reunião ordinária, a primeira do ano de 2024, realizada na tarde de quinta-feira, 8 de fevereiro, a concessão dos títulos de Doutor Honoris Causa para Caetano Emanuel Viana Teles Veloso, Francisco Buarque de Holanda e Gilberto Passos Gil Moreira.

O reitor da Uesc, Professor Doutor Alessandro Fernandes lembra que no próximo mês de abril, a Universidade comemora 50 anos de implantação do seu campus. Nesta ocasião, faremos a cerimônia de concessão dos títulos honoríficos de Doutor Honoris Causa ao baterista Sabará, ao musico Kokó e ao memorialista José Nazal.

Alessandro Fernandes explica que em 2023 a nossa Universidade, por meio do Consu, fez a opção de entregar o título a três personalidades regionais. Este ano nós estamos indicando três personalidades em nível nacional e internacional, mas com relações muito fortes com a nossa cultura.

“Entre as justificativas para concessão dos títulos está a importância dos laureados para sociedade brasileira, não apenas como dos cantores, compositores e escritores, mas também como defensores das diversas causas humanitárias”, justifica o reitor.

Mérito – Na mesma reunião, no dia 8 de fevereiro, os conselheiros aprovaram a concessão dos títulos de Mérito Universitário para os servidores aposentados Edvaldo Pereira de Oliveira, Niraldo Alves da Silva e Senize Maria Correia Menezes Dócio. A honraria foi concedida em alusão ao destacado exercício de cada um em suas respectivas funções.

O jornalista Edvaldo Pereira de Oliveira foi responsável pela implantação da Assessoria de Comunicação da Uesc; Niraldo Alves da Silva, por quase três décadas atuou na área de gestão orçamento da instituição; e Senize Maria Correia Menezes Dócio, por mais de três décadas na área da gestão administrativa da Universidade.

Emérito – Também foram as laureados com o título de Professor Emérito aos três ex-vice-reitores: Margarida Cordeiro Fahel; Lourice Salume Lessa e Elias Lins Guimarães. Também serão eméritos a Professora Doutora Moema Maria Badaró Cartibani Midlej, indicada pelo Departamento de Ciências Econômicas (DCEC); Raimunda Alves Moreira de Assis, Departamento de Ciências da Educação (DCIE); Maria de Lourdes Neto Simões, Departamento de Letras e Artes (DLA); e Altenildes Caldeira Moreau, do DCEC, indicado pelo reitor.

Os Títulos – Doutor Honoris Causa é a máxima distinção concedida pela Universidade a personalidades que se destacam pela atuação em defesa das artes, da ciência, das letras e do melhor entendimento entre os povos. Na Uesc as solicitações de concessão de título são encaminhadas ao Consu mediante proposta formalizada pela Reitoria ou por qualquer outro órgão colegiado da Instituição.

Mérito Universitário é o título atribuído pelo Conselho ao membro da Comunidade Acadêmica que tenha se distinguido por relevantes serviços prestados à Universidade. Já o título de Professor Emérito é concedido a seus docentes aposentados que tenham alcançado posição iminente em atividades universitárias.

Foram criadas, pelo presidente do Consu, as Comissões, formadas por professores conselheiros, para a sistematização e data para entrega das honrarias aos homenageados.

2 respostas para “Uesc aprova concessão de título de Doutor Honoris Causa para Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil”

  • Rita Curvelo says:

    A UESC precisa conceder o título de Professora Emérita à docente HELENA DOS ANJOS, integrante da equipe de fundadores(as) da Faculdade de Filosofia de Itabuna – FAFI, uma das instituições componentes do que é hoje a Universidade Estadual de Santa Cruz.

  • Euflorzina says:

    Deveria conceder o título de Professor Emérito tambem para o professor Givaldo Alves Sobrinho que durante a sua passagem pela Uesc como professor de Marketing e chefe de departamento de Administração conseguiu elevar o curso com nota A pelo MEC.

Deixe seu comentário





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia