Cleide Léria Rodrigues

 

Hoje em dia a ansiedade, depressão e síndrome do pânico possuem verdadeira origem e experiências disfuncionais que causam grandes males a humanidade. Todos nós conhecemos alguém que vive ou já viveu dificuldades em relação a esta oscilação de humor. Sendo que o preconceito em relação a doenças é instigante e causadora de grande polêmica acerca de suas causas e tratamento.

Mas uma coisa é certa, a gente só sabe a dimensão de um sofrimento quando é nosso. Nem sempre é fácil falar que tem depressão ,ansiedade, pânico. Sendo que as pessoas portadoras de transtornos de ansiedade, depressão, sentem uma enorme Culpa por estarem nessa condição. O medo de um julgamento e de uma rejeição são diários e geram intenso sofrimento nessas pessoas.

Ansiedade e Depressão juntas, quando há uma crise deve ser observada. E quando se trata da ansiedade e pânico que são os maiores de comodidade dentro do transtorno depressivo é bom observadas as diferenças que há entre transtorno de ansiedade e síndrome do pânico. Porque as pessoas acham que as crises de ansiedade/pânico só acontecem quando estamos tristes ou nervosos, mas infelizmente elas acontecem até quando estamos felizes

É muito difícil explicar isso sem ouvir aquela frase: “Ah, mas  você estava tão feliz, Porque está assim? “. Pois é, crises de ansiedade é isso!

Portanto  a diferença entre ansiedade e pânico é a Emoção. Na ansiedade a emoção é natural que é antecipação de ameaça futura, emoções naturais e saudáveis, responsáveis pela proteção e manutenção da vida. Mas quando ela é elevada e passa a atrapalhar a sua vida, o seu dia a dia , deixa de ser natural e passa a ser uma ansiedade patológica.

Já a síndrome do pânico, o  desespero que a pessoa sente e a vontade de morrer entre os sintomas mais presentes . O ataque de pânico a pessoa começa a sentir medo do medo. Sendo que existe o medo consciente que é o medo de algo que gera o ataque, e  o medo específico que é a dor física que pode até causar um ataque de pânico, é outra coisa é o medo consciente que pode acontecer com qualquer pessoa. Sendo que no momento que acontece a crise , é muito importante saber como lidar com ela. E  o primeiro passo é ceita-la, e aprender reconhecer que é um momento difícil e vai passar, mudar hábitos, enfrentar medos, reconhecer erros, aceitar recaídas, normalizar emoções.

 

Quando aprendemos a lidar a gente se autovalia e percebe que pode ser sintomas de alguma situação mal resolvida e que está causando pânico, Pode ser uma situação passada ou situação do presente. Situação que você lembra inconscientemente vem o ataque de pânico, essas  emoções e sentimentos que ficam guardadas inconsciente sai como sintoma, como o pânico e ansiedade, que  desenvolve a agorofobia que é um transtorno dentro do transtorno de ansiedade onde os sintomas são:

1)      Medo de morrer é muito presente.

2)      Palpitações, coração acelerado, taquicardia

3)      Sudorese

4)      Tremores ou abalos

5)      Sensações de falta de ar ou afogamento

6)      Sensações de asfixia

7)      Dor ou desconforto torácica

8)      Náusea ou desconforto abdominal

9)      Sensação de tontura, instabilidade, vertigem ou desmaio

10)   Calafrios ou ondas de calor

11)   Parestesia(anestesia ou sensações de formigamento

12)   Desrealização(sensações de irrealidade) ou de personalização ( sensação de estar distanciando de si mesmo)

13)   Medo de perder o controle ou “enlouquecer “.

Sendo que o ataque de pânico abrupto recorrentes e inesperados. Pelo menos um dos ataques foi seguindo de um mês (ou mais) de uma ou ambas as seguintes características.

A)     Apreensão ou preocupação persistente dos próximos ataques de pânico

B)      Uma mudança desadaptativa no comportamento relacionada a evitação

C)      A perturbação não é consequência dos efeitos psicológicos de uma substância

D)     A perturbação não é mais bem explicada por outro transtorno mental.

Mas o importante é saber que pessoas que convivem com estes transtornos de Ansiedade , Depressão e Síndrome do pânico , que eles tem tratamento e que existe algumas técnicas que pode ser implantada na hora de crise.

Mas eu na condição de psicóloga posso te ajudar com estratégias e técnicas cientificamente comprovada, assim você vai aprender a utilizar,  vai ter mais qualidade de vida que é tão importante nos dias de hoje.

Um grande abraço.

Cleide Léria Rodrigues

Psicóloga  – CRP03 18383

Www.psicologacleiderodrigues.com.br