De acordo com resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2022), divulgados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o curso de Administração da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) obteve a Nota Máxima, 5 (numa escala de 0 a 5). Uesc teve quatro cursos de graduação avaliados no exame – Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito.

Os cursos de graduação de Ciências Contábeis e de Direito obtiveram Nota 4, e o de Ciências Econômicas, Nota 3. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é uma prova escrita, aplicada anualmente sob a responsabilidade do Inep, usada para avaliação dos cursos de ensino superior brasileiros.

“Recebo com alegria, porém, não com surpresa, o resultado é um esforço conjunto dos docentes e discentes. Sempre com humildade, o nosso objetivo é continuar elevando os conceitos de qualidade dos nossos cursos de graduação e pós-graduação. Essa é nossa meta e os resultados sinalizam que a nossa Universidade está avançando”, afirma o reitor da Uesc, Alessandro Fernandes.

Na opinião da pró-reitora de Graduação, professora Márcia Morel, o Enade precisa ser revisto e aperfeiçoado de forma macro, como sistema. “Entretanto, é um importante indicador para a graduação, pois impacta diretamente no Índice Geral de Cursos (IGC) da nossa universidade, isso nos credencia com qualidade no ranqueamento com as outras IES públicas e privadas, nos torna mais competitivos para o ingresso do estudante na Pós-Graduação, na disputa para seleção pública de vagas, na submissão de propostas para editais universais com fomento, no incremento de novos cursos e equipamentos, inclusive arquitetônicos”, acrescenta.

Além disso, salienta que o Exame “mostra se os currículos, a tríade da formação acadêmica (ensino, pesquisa e extensão), os espaços formativos e a estrutura física dos cursos de graduação estão alinhados e relacionados às carreiras e oportunidades do mundo do trabalho. Na última edição do ENADE verificamos todo o empenho e o esforço coletivo de estudantes, docentes, coordenadores, servidores e da gestão universitária no resultado positivo dos cursos avaliados”.

Administração – O coordenador do colegiado de Administração, professor Alfredo Dib Abdul Nour, disse que o curso recebe a nota máxima com alegria e serenidade. Com o resultado do ENADE 2022, o curso de bacharelado em Administração da Uesc ocupa o terceiro lugar na Bahia, décimo em todo o Nordeste e também o terceiro quando analisado cursos que não estão em capitais da Região.

“Esse resultado fortalece algumas ações do curso, como, por exemplo, apoio às visitas técnicas, incentivo a metodologias interativas e com base na solução de problemas, organização de eventos e palestras, aproximação com o Conselho e discussão sobre melhores mecanismos de aprender com Estudos de Casos”, afirma o professor.

Adib ressalta que a nota obtida no ENADE “é das e dos discentes que estiveram no domingo para realizar a prova, e, a elas e a eles nossos mais sinceros e justos agradecimentos, por sua dedicação, comprometimento e, principalmente, por entenderem o impacto do resultado para o curso, para a Uesc e para a sociedade baiana.”

Além disso, o coordenador informa que, nos últimos meses, “temos anunciado colocações expressivas de nossos discentes em concursos públicos para atuarem em cargos administrativos, bem como de promoções de cargos na área da Administração em empresas na Bahia, no Brasil e no mundo. Essas conquistas se somam aos resultados de avaliação como o ENADE, oxigenando o dia a dia de cada um de nós no aprimoramento das aulas, do conteúdo, da didática e do sistema de avaliação. O segundo movimento percebido no curso é o aumento expressivo de ações empreendedoras, que se somam ao intraempreendedorismo tão necessário e pertinente”, completa.

Enade – O Exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos respectivos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.