O 22º Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI) termina com um passo fundamental para instrumentalizar a luta dos jornalistas por melhores salários e condições de trabalho. A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) lançou, neste sábado  (18/11) a inédita Campanha Salarial Nacional Unificada dos Jornalistas 2024. A atividade contou com a presença do secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho, Marcos Perioto.

De acordo com a jornalista Samira de Castro, presidente da Federação, o documento com as reivindicações da categoria foi construído com a assessoria técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e contempla um conjunto de cláusulas sugeridas pelos Sindicatos de Jornalistas espalhados pelo Brasil, após três plenárias nacionais e um formulário digital para coleta das sugestões.

Os principais eixos são:

aumento real de salários
correção de perdas salariais
implementação de plano de carreira e promoções
respeito à carga horária
remuneração de horas extras
prevenção de violência e assédio
saúde mental de jornalistas
contratação de jornalistas diplomados
defesa de carreira de jornalista no serviço público
protocolos de segurança para jornalistas
Samira de Castro afirmou que a campanha é um ponto de partida para que os 31 Sindicatos filiados possam iniciar as suas negociações fortalecidos pela visibilidade nacional. A proposta, segundo a dirigente, é ter um calendário de lutas que vigore nos 12 meses de 2024, “até o último sindicato fechar sua convenção ou acordo coletivo”.

Ao lado de Samira, Rafael Mesquita, secretário de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral da FENAJ e presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), ressaltou a oportunidade histórica. “A campanha é uma estratégia poderosa para promover mudanças positivas na profissão, na valorização do jornalismo e no respeito às condições de trabalho justas e dignas”, destacou. Mesquita aproveitou para reforçar outra mobilização lançada no âmbito do ENJAI, a campanha “Assessor de imprensa é jornalista!“.

ENJAI

O 22º ENJAI foi realizado em Salvador, no período de 16 a 19 de novembro, no Hotel Sol Victória Marina. O evento teve o patrocínio do Governo do Estado (através das secretaria de Comunicação e de Turismo), Prefeitura de Salvador, Bahiagás, Neoenergia/Coelba, Assembleia Legislativa da Bahia, Sindicato dos Fazendários da Bahia (Sindsefaz), além dos apoios da Associação Bahiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e Soma Impressões.