A Bahia está sendo palco de quatro encontros literários ao longo desta semana. Além da Festa Literária de Ilhéus (FLI), que teve início na quarta-feira (8), as cidades de Itacaré, Teixeira de Freitas e Irecê também estão realizando suas edições, que visam incentivar a leitura e a criatividade, bem como promover a interação entre a comunidade e a troca de conhecimentos entre escritores e visitantes. A participação dos estudantes da rede estadual de ensino nos eventos é o resultado das ações desenvolvidas durante o ano letivo, por meio dos projetos estruturantes implantados pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), voltados às distintas linguagens artísticas, culturais e literárias. Trata-se de uma forma de fundamentar tudo o que eles vêm aprendendo, desde a criação e o desenvolvimento até a apresentação artística em si, seja, pela música, dança, canto, teatro ou literatura.

Em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul, teve início, nesta quinta-feira (9) e prossegue até amanhã (10), a Feira Literária de Teixeira de Freitas (FLITEF), que acontece em sua primeira edição, tendo como sede o Colégio da Polícia Militar Anísio Teixeira. Nos dois dias do encontro cultural, a temática “Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia: resistência afro-indígena no Extremo Sul” estará em destaque na cidade, envolvendo, principalmente, os estudantes da rede estadual de ensino dos 13 municípios que integram o Núcleo Territorial de Teixeira de Freitas, a exemplo das alunas Samantha Katharina Carvalho, 17 anos, e Karen Costa Lisboa, 16 anos, do 2º ano do Colégio Polivalente de Itanhém.

As jovens são integrantes do coral da escola e vão participar também de uma vídeo-palestra de Educação Patrimonial e Artística, que discorre sobre a importância histórica da mineração do Distrito de Salomão, localizado em Itanhém. “Participar desta festa literária com outros estudantes vindos de lugares diferentes proporciona aprendizado, não só pela troca de experiências, como pela criação de uma conexão maior entre colegas. É um momento muito enriquecedor, além de muito divertido também”, revelam.

Com uma programação que inclui prosa, verso e música da Cultura Regional, também teve início, nesta quinta (9), a segunda edição da Feira Literária de Irecê (FLIRECÊ) – “Do reino distante ao aqui e o agora”. A primeira das atividades é o Cortejo Literário Aqui e Agora, que sai da Livraria Monalisa, às 16h, e segue pelas principais ruas do Centro até a Praça Chico Mendes, onde acontece a abertura oficial, lançamentos de livros, manifestações teatrais e o Festival de Música de Calouros de Irecê (FEMUCI). Na manhã seguinte e último dia do evento, a partir das 10h, no centro da cidade, os estudantes da rede estadual participam do Festival de Teatro, Produções Audiovisuais e Literatura Estudantil.

Localizada no Litoral Sul da Bahia, a apenas 75 quilômetros da terra de Jorge Amado, a cidade de Itacaré também realiza sua primeira edição de sua feira literária. A FLICARÉ acontece de 11 a 13 de novembro com o tema “Liberdade, expressão e luta popular: cultura e raízes – nos mares da independência”. Os alunos do Colégio Estadual Aurelino Leal (CEAL) vão participar da apresentação do Coral Vozes das Artes e de duas esquetes teatrais: “Um brinde à independência da Bahia”, que relata as heroínas Maria Felipa, Maria Quitéria e Joana Angélica; e “Só mais uma página”, sobre a importância da literatura na vida dos jovens.

O estudante do 3º ano do Ensino Médio, Claiver Costa Silva, considera o CEAL “uma escola artística”, onde, a partir da participação de atividades culturais, foi possível para ele olhar o mundo e a si mesmo de uma forma diferente, mais sensível. A coordenadora da unidade escolar, Andréa dos Santos, avalia que “a feira literária é uma oportunidade de alinhar arte, cultura e educação, não apenas aos nossos estudantes, como também a toda a comunidade de Itacaré”.