WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hanna thame fisioterapia animal

prefeitura itabuna sesab bahia livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

novembro 2023
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  


Estudantes de Potiraguá visitam Assentamento Terra Vista em Arataca

Estudantes do curso técnico em Agroecologia Módulo II do Colégio Democrático Estadual Anisío Teixeira-Cdeat, da rede estadual de ensino em  Potiraguá, realizaram  uma visita ao Assentamento Terra Vista, em Arataca, com o  objetivo de conhecer a organização e funcionamento de um assentamento coordenado pelo MST.

 

A visita foi organizada pelo professor Ricardo Silva que é responsável pela disciplina História e atualidades dos movimentos sociais no Campo.

 

A visita começou com uma exposição sobre a história do assentamento e como houve uma transformação nos espaços físico e ambientais, ficando bem nítido como foi favorável para o meio ambiente, pois a recuperação da mata ciliar e da biodiversidade.

Os estudantes do Cdeat fizeram questionamentos para a palestrante Kiune Ribeiro que atendeu à todos mostrando e explicando como é o funcionamento do assentamento, suas diretrizes e os projetos que foram desenvolvidos ao longo dos mais de 25 anos do Assentamento Terra a Vista.

 

Após esse momento, os estudantes foram visitar a área de cacau cultivado  dentro da comunidade sob a responsabilidade do Agrônomo Tarcísio Matos , que mostrou de forma clara as bases do produção  orgânica e  como a Agroecologia é importante para a recuperação de áreas.

Também foi realizada uma caminhada e aula de campo que teve o final com a visita ao viveiro de mudas, onde houve uma  melhor compreensão de como é importante a variabilidade de culturas e como essas para a sustentabilidade das famílias e do próprio assentamento.

 

No período vespertino houve um momento de distração com um refrescante banho no rio Aliança e depois a visita a fábrica-escola de chocolate do CEEP da Floresta Milton Santos, gerida pelos filhos dos assentados. Os estudante puderam conhecer como  a escolha dos frutos de cacau, cuidados com a fermentação, secagem, seleção de amêndoas, uso de técnicas para a produção são fatores determinantes para uma boa qualidade no produto chocolate, que já foi elogiado por personalidades como o cantor Chico Buarque.

Ao final do encontro foram feitos  agradecimentos ao gestor do Cdeat Levi Nascimento, Igor Ribeiro secretário de transporte do município de Potiraguá, Adelson Teles Pinto professor de História e Sociologia do Cdeat, estudantes do curso técnico em Agroecologia Módulo II do Cdeat Potiraguá, Vitor Uallas, Kiune Ribeiro, Tarcísio Matos pelas excelentes intervenções e por estarem sempre  disponíveis para elucidar as dúvidas dos visitantes, aos moradores do assentamento que acolhem a todos com muito carinho.

 

“Foi uma ótima fonte de informação, pois saímos da teoria e vivenciamos como é um assentamento do MST e quais projetos são desenvolvidos dentro da comunidade”, afirma o professor Ricardo  Silva.

 

2 respostas para “Estudantes de Potiraguá visitam Assentamento Terra Vista em Arataca”

  • RICARDO says:

    Obrigado pelo espaço e pela indicação. Abraços e muito Axé!

  • Adelson Teles Pinto says:

    Foi de fato uma aula exitosa….saímos das quatro paredes do CDEAT e fomos vivenciar experiências pedagógicas e práticas e manejos das sociedades campesina.
    Tudo bom.

Deixe seu comentário





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia