BAMIN apresenta Projeto Pedra de Ferro aos jornalistas em Jequié
Para fortalecer o compromisso e o diálogo da BAMIN com a imprensa da região de Jequié, foi realizado um encontro no dia 24, no escritório da empresa na cidade. A iniciativa reuniu aproximadamente 20 jornalistas e representantes da empresa, que, na oportunidade, apresentaram informações do projeto integrado Pedra de Ferro – Mina-Ferrovia-Porto. Estiveram presentes o Gerente Geral de Implementação da Ferrovia, Marcelo Augusto; o Gerente Geral de Meio Ambiente e Relacionamento com Comunidades, Marcelo Dultra; a Gerente de Comunicação, Sandra Barroca; e o Gerente de Relacionamento com as Comunidades, Rafael Botelho.
Marcelo Augusto falou sobre o empreendimento, explicou sobre o andamento das obras, as futuras operações previstas no projeto da ferrovia, e ainda tirou todas as dúvidas dos jornalistas presentes. De acordo com Marcelo Augusto, a BAMIN é a primeira mineradora instalada na Bahia com um viés de sustentabilidade muito forte desde o início das suas operações e com muita tecnologia envolvida. Ele também explicou que o coração da ferrovia está em Jequié. “Aqui é o centro das obras para os próximos cinco anos e é onde instalamos nosso escritório, três grandes pontos de estoque, nosso centro de abastecimento e o ponto de distribuição de materiais”, detalha. As obras da FIOL 1 foram iniciadas pelo lote 1F, que passa em sete municípios entre Ilhéus e Jequié, e têm previsão de 36 meses para execução. A mão de obra para a construção de cada trecho será absorvida nas localidades de cada região à medida em que elas forem avançando.
O Gerente Geral de Implementação de Ferrovia explica que o cronograma das obras está em dia e, até dezembro de 2027, está previsto o primeiro embarque de cargas pela FIOL. “À medida em que o projeto for avançando, mais mão de obra será contratada. Hoje são 800 pessoas trabalhando no canteiro de Uruçuca”, explica.
Já o Gerente Geral de Meio Ambiente e Relacionamento com Comunidades, Marcelo Dultra, explicou o andamento dos programas sociais e ambientais que a BAMIN está desenvolvendo com as comunidades dos entornos dos empreendimentos, em Ilhéus e Caetité, além das ações no primeiro trecho em construção da FIOL 1. Ele esclareceu que o projeto possui todas as permissões e os licenciamentos ambientais da obra necessários para dar andamento ao projeto e cumpre com todas as condicionantes (condições para a liberação da construção), exigidas pelos órgãos ambientais da Bahia e do governo federal.
Jornada com Jornalistas
Em agosto deste ano, a Bamin promoveu um outro encontro com jornalistas, em Ilhéus. Quase 20 representantes da imprensa da região marcaram presença e puderam conhecer melhor o Porto Sul e o trabalho realizado pela empresa, além de tirar dúvidas e gravar entrevistas. A iniciativa faz parte do compromisso com a transparência, a ética e a integridade na condução dos negócios, e com o fortalecimento da comunicação e o relacionamento com todas as partes interessadas.