WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hanna thame fisioterapia animal

prefeitura itabuna sesab bahia livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

agosto 2023
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  


Associação Bariátrica de Ilhéus e Região celebra conquistas

Na tarde do ultimo dia 23, ocorreu a reunião mensal da Associação Bariátrica de Ilhéus e Região – ABIR- no auditório da Secretária da Saúde, com a participação de mais de 150 associados, dos 365 inscritos em função da falta de espaço, e, na oportunidade, a Presidente da instituição Laudicéa Carvalho anunciou que neste domingo, dia 27, às 07 horas da manhã, no Hospital São José, serão colocados em 7 associados, o balão Gástrico Allurion, pelo renomeado médico Dr. Marcelo Falcão, Diretor do Instituto IFEC, em Salvador, através da Emenda Parlamentar da Deputada federal Lídice da Matta. “Essa técnica é de suma importância para que pacientes acima de 150kg para que venham conseguir perda de peso de forma mais efetiva, visto que se torna impossível até mesmo a realização de muitos exames, pois as macas disponível para procedimentos médicos, não suportam mais que 120kg”, destaca Dr. Marcelo Falcão. Hoje, a associação tem relacionado, 25 pessoas acima desse peso.

Na oportunidade foi também comunicado aos associados que, a partir do dia 02 de setembro, serão iniciadas as 22 cirurgias bariátricas, vindas através de Emenda Parlamentar do Deputado Jorge Solla. As cirurgias ocorrerão no Hospital de Ilhéus, pelo renomeado médico Dr. Nilson Ribeiro. “Não é de hoje, que o vereador Kaique Souza fundador da associação, juntamente com a presidente Laudicéa Carvalho, não medem forças e recursos pessoais para dar o mínimo necessário ao andamento desse projeto que desde 2019, surge em meio a necessidade de resgatar dignidade e vidas, já que o SUS não dispõe de grade específica e mesmo verba para essas cirurgias por laporoscopia e balões gastricos Allurion que não necessitem de anestesia”, enfoca a Associada Vanessa Menezes.

E, culminado com uma outra novidade trazida pela Deputada Estadual, Soane Galvão que em parceria com Deputado Federal Jorge Solla, buscaram junto ao Governador a doação do antigo Colégio da Proa, para a Associação Bariátrica de Ilhéus. De acordo com Laudicéa Carvalho, “é um momento de muito alegria e gratidão, pois é resultado de um trabalho árduo, que se iniciou lá em 2019, juntamente com seu filho, hoje vereador, Kaique Souza, e tem devolvido saúde, e qualidade de vida a tantas pessoas acometidas pela obesidade”. Com recursos próprios e doações, já foi dado início a recuperação do local que se encontrava depreciado, sendo esconderijo de usuário de drogas, dentre potras praticas ilícitas.

Na oportunidade, os associados participaram de uma palestra com a psicóloga Marisa Ayô, com o tema, Saúde mental e os reflexos psicológicos, pré e pós operatório. Foi uma tarde de muitas emoções, e a certeza é de que a associação tem tudo para crescer cada dia mais. E, -alertou a Presidente- Precisamos que o Prefeito Mário Alexandre libere as Emendas Impositivas colocada no Orçamento da Prefeitura para este ano, para a ABIR, de alguns Vereadores da Câmara de Ilhéus, para que urgentimente sejam colocados mais 25 balões e feitasmais cirurgias bariátrica . “As pessoas que recebem os balões são acima de 150 kg , não possuem leitos hospitalares que compete-as nem aparelhos para serem submetidas a exames, e, – salientou Laudicéa Carvalho – é preocupante, vez que , praticamente o sistema, determina sua morte, e com a liberação desta emendas daremos oportunodade de vida a estas pessoas que não mais as tem”, concluiu, a Presidente

Quem também abrilhantou a reunião foi a atual Secretaria de Mulher , Carla Serafim que reafirmou seu compromisso com Abir, e enfatizando a importância dessas ações para a qualidade e até o resgate da vida das pessoas. Hoje ABIR contra com 365 Associados , 25 operados ano passado e este ano serão 29 entre balões e cirurgias bariátricas por laparocospia.

Os associados abraçaram e agradeceram ao Dr. André Cezário, que sempre apoiou a Abir e dia 31 deixará , por deliberação própria a Secretaria de Saúde, e na oportunidade renovou o seu compromisso com Associação, dando suporte necessário como cardiologista concursado para preparação dos Associados para bariátrica. Como no inicio e final forma feitas orações agradecendo a Deus por tudo que está acontecendo com esta Associação.
Repórter Fotográfica: Nalu Selman e Larissa

1 resposta para “Associação Bariátrica de Ilhéus e Região celebra conquistas”

  • Sem palavras pra o qto está Associação tem beneficiado vidas não só em Ilhéus mais em toda Bahia. Parabéns a toda equipe Abir em especial Laudicéia Carvalho e Kaique Souza que não tem medido esforços para beneficiar a saúde dessas pessoas obesas prestes a desistirem da própria vida. Gratidão

Deixe seu comentário





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia