Uma formação promovida pela empresa Socializa, em parceria com a Defensoria Pública do Estado da Bahia e a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização celebrou, junto aos reeducandos que laboram no Conjunto Penal de Itabuna, o Dia Mundial do Meio-Ambiente. A atividade teve ainda a participação da Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI).

A ideia é sensibilizar os trabalhadores e mostrar a importância do correto descarte dos resíduos sólidos para contribuir com a preservação dos recursos naturais, especialmente o solo e a água. O Conjunto Penal de Itabuna já faz o descarte de materiais recicláveis em parceria com a AACRRI, por meio da separação de todos os materiais em bags, que são recolhidos semanalmente pela ONG.

A Defensoria, que por sua vez desenvolve o programa Mãos Que Reciclam, como um dos eixos de atuação externa do Núcleo de Gestão Ambiental (NUGAM) da DPE-BA, faz o acompanhamento das atividades relacionadas à transição do município de Itabuna, que recentemente saiu de uma situação de descarte irregular do lixo urbano para a adoção de um aterro sanitário certificado. Também acompanha a situação das famílias que viviam no antigo lixão e que hoje formam a ONG AACRRI.

Orientações

A ONG AACRRI orientou os reeducandos sobre a coleta de materiais recicláveis, quais materiais podem ser coletados, bem como explicou sobre a destinação final de tudo o que coletam na unidade prisional. A vice-presidente da ONG, Daniele Santos, falou das oportunidades que a formalização trouxe para as famílias de catadores, deixando aberta a possibilidade de acolhimento futuro de egressos que hoje auxiliam com a separação dos resíduos na unidade prisional.

De acordo com o diretor do CPI, Bernardo Cerqueira Dutra, a intenção é expandir a parceria com todas as instituições que atuam na defesa do Meio-Ambiente, inclusive com o Poder Público. “Já separamos uma grande quantidade de lixo eletrônico que será recolhido pela Secretaria Municipal de Meio-Ambiente, como parte da campanha da prefeitura de Itabuna, que está concentrando esforços pela eliminação desse tipo de lixo no município”, declarou Bernardo Dutra.