WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hanna thame fisioterapia animal

prefeitura itabuna sesab bahia shopping jequitiba livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

abril 2023
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  


Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS): régua, compasso e farol de um novo tempo

Luciano Robson Rodrigues Veiga

O Consórcio de Desenvolvimento SUSTENTÁVEL do Território Litoral Sul (CDS-LITORAL SUL), entregou nesta terça, dia 18 de abril de 2023, aos seus municípios consorciados o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS). Permitirá aos municípios consorciados encaminharem aos seus legislativos Projeto de Lei, atendendo o que exige a Legislação do Saneamento Básico Brasileiro, Lei n° 14.026/2020.

Além do atendimento legal, tem como objetivo à Gestão Eficiente dos resíduos sólidos urbanos; recuperação de áreas degradadas; educação ambiental; inclusão e emancipação de catadores; encerramento dos lixões e recuperação de áreas degradadas (antigos lixões), com escopo claro do sistema proposto, geração-manejo-tratamento-destinação final. Permitindo que os municípios iniciem estrategicamente coletas seletivas, com destinação para as áreas de triagem, agregando valores aos produtos reciclados, com especial inclusão social e econômica dos catadores, dando-lhes qualidade de vida, segurança, saúde, tornando-os visíveis, participes, atores principais deste programa.

O Consórcio Litoral Sul, tem como objetivo, torna-se o primeiro consórcio baiano a ter 100% dos seus municípios consorciados com destinação correta dos resíduos sólidos. Dos 16 municípios consorciados, 07 já se encontra nesta fase, restando nove municípios que estão em fase de negociação.

A destinação correta dos resíduos sólidos, fechamento dos lixões, são passos de suma importância. Entretanto, representa uma das etapas da gestão integrada de resíduos sólidos, conhecer a gravimetria dos seus resíduos sólidos, as características físicas que determina o percentual de cada componente em relação ao peso total da amostra de lixo, a sua tipologia (matéria orgânica; papel/papelão; plásticos; metal e outros), permitirá o Consórcio/município desenhar o melhor ecoponto com triagem, compostagem e transbordo, dando maior e melhor tratamento e destino dos resíduos coletados.

Com os PROGRAMAS E PROJETOS do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, tais como: Incentivo Fiscal (IPTU VERDE); Programa de Educação Ambiental para os Resíduos Sólidos; Projeto Pedagógico (Educação formal); Educação Ambiental e Prevenção à Saúde (Educação não formal) e o Programa de Inclusão Socioprodutiva dos Catadores. Com os INDICADORES DE DESEMPENHO: Econômico (IE); Social (IS); Gerencial (IG) Indicador de Qualidade (IQ), a gestão apresentada pelo Plano ganhará elementos de avaliação indispensáveis ao modelo trazido pelo consórcio CDS-LS.

 

É preciso transformar com a régua, compasso e farol de um novo tempo, o conceito aguerrido trazido pelos municípios, em especial de Itacaré com o Programa “Lixão Nunca Mais”, exige planejamento, eficiência, efetividade e eficácia na execução de políticas públicas necessárias e transformadoras.

*Luciano Robson Rodrigues Veiga é Advogado, Administrador, Especialista em Planejamento de Cidades (UESC), Especialista em Gestão do Desenvolvimento Territorial – MSA (UFBA).*

1 resposta para “Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS): régua, compasso e farol de um novo tempo”

  • Vânia says:

    Muito orgulho e admiração por pessoas preocupadas com o nosso meio ambiente e ativistas,em especial, Dr Luciano Robson Veiga trabalhando e projetando por um mundo melhor !!! Parabéns!!

Deixe seu comentário





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia