Aconteceu em São Paulo a 24° Plenária do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). A vice-presidente do Sinjorba, Fernanda Gama, participou do evento, que ainda teve a presença da presidente da Fenaj, Samira de Castro e dos diretores Paulo Zocchi e Virginia Berriel.

A Plenária Nacional teve como objetivo discutir e deliberar estratégias e planos de ação para a luta permanente pela Democratização da Comunicação. Além disso, também elegeu os novos membros da Coordenação Executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal para o período 2023-2025.

Durante o evento, a presidenta da Fenaj, que participou de forma remota, falou sobre os desafios da comunicação no governo Lula e destacou a necessidade de valorização do Jornalismo no combate à desinformação, a partir do financiamento público da atividade. “Como uma das fundadoras do FNDC, a Fenaj se coloca mais uma vez no debate e na luta para atualizar os temas que são tão caros à liberdade de imprensa, à liberdade de expressão e ao direito humano a comunicação”, ressaltou Samira.

Já a vice-presidente do Sinjorba, que participou da plenária como observadora, acredita que a luta pela democratização da comunicação deve ser coletiva e com participação social. “É preciso combater a concentração econômica da mídia e investir em políticas públicas, para garantir o direito à comunicação com pluralidade”, declarou. Ela acrescentou que, junto com a Fenaj, o Sindicato apoia esse debate nacional no FNDC e vai tentar contribuir para ampliar essa luta n a Bahia.

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação elegeu a Coordenação Executiva para o biênio 2023-2025 e contará com a diretora da Fenaj, Maria José Braga, na Secretaria-Geral. “Ter a companheira Maria José na Coordenação Executiva do FNDC é a certeza do comprometimento da Federação com essa pauta da democratização das comunicações, com a atualização das lutas, que agora inclui a regulação das plataformas digitais e, principalmente, com o anseio de uma nova Conferência Nacional de Comunicação”, disse a presidenta da Fenaj, Samira Castro. Para a dirigente, precisamos discutir e aprovar propostas que se transformem em políticas públicas efetivas de garantia do direito humano à comunicação do país.

Ao final do evento a Fenaj apresentou moção pela retirada do artigo 38 do Projeto de Lei 2539, que versa sobre as chamadas Fake News, alertando para a necessidade de um debate mais aprofundado sobre a sustentabilidade do Jornalismo e valorização do trabalho dos jornalistas.