A maioria das 90 escolas da Rede Municipal de Ensino de Itabuna terão uma novidade no ano letivo de 2023, que começa no próximo dia 7 de fevereiro. Por decisão do prefeito Augusto Castro (PSD), as unidades da Secretaria Municipal da Educação terão o auxílio da tecnologia com a implantação do reconhecimento facial dos alunos para registro de frequência.

Os equipamentos vão registrar a entrada do estudante na escola para  controlar a permanência dele em sala de aula. Diariamente, os pais receberão avisos eletrônicos nos telefones celulares e dispositivos eletrônicos se por acaso o aluno não comparecer à unidade escolar.

O diretor do Departamento de Planejamento, Pesquisas e Informações Gerenciais (DPPIG), Waldeck Luz, explica que o reconhecimento facial substituir o diário de classe do professor. “Os pais ou responsáveis receberão mensagem de SMS, informando a ausência do aluno. Além disso, o registro de entrada e de saída da escola também será para  maior segurança do aluno,” acrescentou.

Ele também ressaltou que, com o novo sistema, haverá economia de merenda escolar. “Ao regular a frequência escolar teremos maior controle quanto às quantidades oferecidas aos estudantes. A preparação da merenda será feita com base nos relatórios emitidos pelo sistema”, disse Waldec Luz.
O sistema eletrônico de frequência será implantado em todas as escolas e possui tecnologia moderna . “ O equipamento é de uma empresa de Goiânia e é o melhor que recebemos”, afirmou o diretor do DPPIG.

“ Posteriormente, vamos colocar o mesmo equipamento para acompanhar a frequência dos professores e na Secretaria Municipal da Educação”, informou. Na Bahia, o reconhecimento facial já é uma realidade em Mata de São João, onde está em pleno funcionamento, como pode ser comprovado na visita que técnicos e o secretário Josué Brandão Júnior fizeram àquela cidade.