Durante o período de 01 a 30 de setembro, a Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) realiza mais uma edição da campanha Setembro Dourado. Trata-se de um dos principais projetos da instituição, desenvolvido anualmente em parceria com as 47 filiadas distribuídas no Brasil, incluindo o Grupo de Apoio à Criança com Câncer – GACC Sul Bahia, com a finalidade de conscientizar a população para a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

Idealizada pela agência Love Comunicação, de Caxias do Sul (RS), a campanha foi lançada junto à ação nacional “O Câncer Infantojuvenil Existe de Verdade”, em julho deste ano, que reforçou a meta de combate ao preconceito e à negação sobre a doença – considerada a primeira causa de óbitos entre jovens de zero a 19 anos no país – e a importância do diagnóstico precoce para ampliar as chances de cura. O Setembro Dourado fez uma adaptação sobre o conceito do mote da campanha nacional, criando quatro personagens do universo infantil (Gorila Cantor, Leão Skatista, Urso Astronauta e Porquinho Patinador) para chamar a atenção quanto aos sinais e sintomas que devem ser observados e buscar assistência médica o quanto antes, a fim de propiciar o diagnóstico precoce e, consequentemente, aumentar as probabilidades de cura. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), este percentual pode alcançar a média de 60% no Brasil, enquanto em países alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) a sobrevida atinge 85%.

“O Setembro Dourado existe há cerca de 12 anos, porém não havia uma comunicação unificada, onde cada filiada da CONIACC elaborava sua campanha própria. Por meio deste projeto conjunto, conseguimos associar a imagem dos quatro mascotes às informações e cuidados sobre a doença, destacando, em 2022, a mensagem Acredite! Os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil existem de verdade”, explica a presidente da CONIACC, Teresa Cristina Cardoso Fonseca, que também é médica especialista em Hematologia e Oncologia.