BC854407-EEDC-4A55-9556-29B0C827C011

O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes de Santana, e a assessora de Relações Internacionais, professora Ticiana Grecco Zanon, participam de visita à Universidade de La Rochelle, na cidade de La Rochelle, França, e do II Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania (CiEECi 2022), que se realiza em Vila Nova de Gaia, Portugal, até sábado, 9 de julho de 2022.9AC2D4FC-8A27-41E1-80D2-37BB52EED419

Ainda em Portugal, na Universidade de Coimbra, os representantes da Uesc participam, até do dia 14 de julho, do XXXI Encontro da Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP) e do 4º Seminário subordinado ao tema Smart Cities and Law, E-Governance and Rights: a pesquisa empírica e a definição da estratégia global para as cidades inteligentes, promovido pelo projeto da Universidade do Minho, na cidade de Braga, Portugal, até o dia 15.

O reitor e a assessora de Relações Internacionais foram recebidos na Universidade de La Rochelle (ULR), na terça-feira, dia 5, cuja instituição celebrou, em  janeiro de 1999, o primeiro convênio de cooperação internacional da Uesc e, no ano 2000, um Termo Aditivo que teve como objetivo a implementação do curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA), o apoio para o desenvolvimento de ensino de Português do Brasil na Universidade de La Rochelle e a inclusão como  prioridade para participar dos programas de intercâmbio, além dos alunos do LEA, os discentes dos cursos de graduação em Direito, Economia e Administração.

Esta é a primeira vez que um reitor da Uesc visita oficialmente a Universidade de La Rochelle. O professor Alessandro Fernandes destaca a importância da visita “e a forte cooperação, ao longo dos anos, entre as duas instituições, e o fato da ULR já ter enviado, por duas vezes, comitivas para nossa Universidade. Considero essencial fortalecer essa conexão e avaliar novas formas de parcerias, além de aprofundar as já existentes.”

A visita à Universidade de La Rochelle visa dar continuidade à parceria referente aos cursos LEA (Uesc/ULR), que já é uma relação bastante estabelecida. Mais de 50 alunos da Uesc já participaram do programa de mobilidade, ao longo dos anos, e no segundo semestre deste ano, mais cinco alunos LEA-NI/Uesc irão estudar na universidade francesa.

Durante essa visita, também são iniciadas as negociações para implantação de um mestrado com dupla-titulação entre Uesc e a ULR. “Tratamos ainda da possibilidade da inserção da Uesc como membro associado na aliança transnacional europeia de ensino superior e pesquisa: “Universidade Europeia para a Sustentabilidade Costeira Urbana Inteligente”, estabelecida através do EU-Conexus, que abrange o desenvolvimento costeiro sustentável urbano inteligente de um ponto de vista global e possibilitar formas de receber professores visitantes da Uesc na ULR, bem como alunos de doutorado sanduíche,”  explica o reitor.

Em Portugal, o reitor e a titular da Assessoria de Relação Internacionais da Uesc participam o Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania (CiEECi-2022), cujo tema é “Construindo Pontes. Criando Futuro.”

O CiEECi 2022, organizado pelo Gabinete Empreende (GabEECG), pelo Departamento de Ciências Sociais e Gestão e Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (UAb) de Portugal, pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, pelo Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologias (ISLA/Gaia) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Brasil), conta com vários parceiros internacionais focados na educação para o empreendedorismo. O programa aborda as atuais tendências e investigação em educação para o empreendedorismo, com conferências, comunicações, palestras, atividades sociais, mostras, apresentações de startups e livros.