47F57244-891F-46F1-A603-B392362DF414
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), e a secretária de Promoção Social e Combate a Pobreza, Andrea Castro, receberam na manhã de hoje, dia 30, no Grapiúna Tênis Clube, o secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos, e Desenvolvimento Social do Governo da Bahia, Carlos Martins, a assistente social do Ministério da Cidadania, Mirian Queiroz. A visita foi para prestar apoio e assistência às famílias vitimadas pelas enchentes.

A assistente social do Ministério da Cidadania integra o Serviço Especifico de Enfrentamento a Situação de Calamidade, que consiste no repasse financeiro para estruturar o acolhimento às vítimas. Míriam Queiroz disse que o Governo Federal fará um repasse no valor de R$ 20 mil
para cada grupo de 50 pessoas. “No entanto, o município precisa fazer toda parte burocrática de solicitação, o que já está sendo feito pelo prefeito Augusto Castro”, explicou.

Mirian Queiroz reforçou que no primeiro momento, o foco é cuidar das pessoas desabrigadas. Depois ,atender a essa população, por meio dos Centros de Referência Especializados, e com a ajuda da sociedade.

Já o secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos, e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, afirmou que o cadastro das famílias desabrigadas terá de ser feito o mais rápido possível, para que possam receber o auxílio emergencial, inclusive para aquisição de eletrodomésticos. “ Ao mesmo tempo vamos verificar a necessidade de reforma das casas, através da Conder” falou.

O secretário disse que ficou impressionado com a situação de calamidade em que Itabuna se encontra. Ele lembrou, mais um vez o apoio do Governo do Estado, que vai conceder com empréstimo emergencial no valor de R$ 150 mil, sem juros, com 12 meses de carência e 36 para pagamento para os empresários que tiveram prejuízos com as enchentes.
________________________________