BC36B850-E3E3-4CED-BEF6-444713EA677C

A casa de Clodonildo de Jesus Andrade, na rua do Cano, em Ilhéus, foi fortemente atingida pelas chuvas. Ele perdeu quase tudo. Ontem, enquanto esperava a esposa deixar o Hospital Materno-Infantil, após o nascimento de Wellinghton, o seu terceiro filho, ele falava, emocionado, sobre a força que precisa encontrar para recomeçar. Clodonildo vive do trabalho que aparece. Tinha 4 reais em mãos. A decisão de pagar a tarifa de ônibus para a esposa Rosângela e ir a pé, cerca de sete quilômetros da maternidade até a casa, estava tomada.

2FD71B52-F0B2-4825-9C54-9F978B24846FAntes de deixar o hospital, Clodonildo foi chamado à recepção por uma das Assistentes Sociais da instituição. Para atender as necessidades mais emergenciais, recebeu kits de alimentação, fraldas, roupas e brinquedos para as crianças. O trabalho é resultado da mobilização dos diretores e funcionários do hospital, uma iniciativa para atender às mães e bebês do sul da Bahia que tiveram suas casas atingidas pelas chuvas registradas nos últimos dias na região, deixando milhares de desabrigados.

*Voluntários*

Na recepção do hospital, as atendentes Karine da Silva e Liliane Dantas dos Santos preparavam voluntariamente os kits com produtos que não param de chegar. Karine usava a sua experiência de professora infantil para produzir laços artesanais e dar um toque a mais de carinho aos kits. Liliane, estudante de psicologia, separava os itens de acordo com as informações sobre as mães e crianças que seguiam internadas na unidade, onde parte dos presentes chegará.

*Pontos de coleta*

Dois pontos de coleta foram disponibilizados à população baiana. Um no próprio hospital, em Ilhéus, no bairro da Conquista. Outro, na sede da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), em Salvador, na avenida Estados Unidos, 161, Edf. Suerdieck, 8º andar, Comércio. A FESF-SUS é a entidade responsável pela gestão do hospital. A campanha seguirá nos próximos dias.

“Muitas mulheres, bebês e crianças que chegam aqui, perderam tudo. São famílias desoladas”, lamenta a diretora do Hospital Materno-Infantil, Aline Costa. “Essa luta para recomeçar também é nossa também e vamos ajudar as famílias da região”, assegura. De acordo com a diretora toda a arrecadação será encaminhada para estas famílias e para os abrigos da região.

O apelo da direção e dos trabalhadores do hospital tem sensibilizado anônimos, com doação de alimentos e roupas; fornecedores, com medicamentos e fraldas; prestadores de serviço da unidade, com garrafas de água mineral, entidades co-irmãs como o Instituto de Perinatologia da Bahia (IPERBA) e até personalidades públicas da Bahia, como o ex-secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, e de outras regiões, como a apresentadora de TV Astrid Fontenelle. “A corrente de solidariedade segue no início do ano e a recepção do hospital continua recebendo os donativos”, informa Aline Costa.

*121 partos realizados*

Inaugurado pelo Governo do Estado no dia 6 de dezembro, o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio realizou até a manhã deste dia 31, 121 partos, sendo 72 por cento deles, normais, cumprindo rigorosamente os índices estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).