O Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) promoverão no dia 24 de abril, das 9h às 12h30, o curso “O IBGE e suas Principais Pesquisas – Fonte de Dados Estatísticos”. Voltado para jornalistas que atuam em redação de veículos de comunicação ou em assessoria, a iniciativa, que é gratuita, tem como objetivo oferecer um treinamento sobre a interpretação de dados e o acesso às plataformas públicas de informação da instituição.

ibge sinjorba
O curso aconteceria no ano passado, de forma presencial. Entretanto, a pandemia do novo coronavírus frustrou os planos. Agora, ao perceber que a crise ainda vai demorar a arrefecer, a diretoria do Sinjorba propôs – e o IBGE topou – a realização de maneira online. Será utilizada a Plataforma Webex, cujo acesso é gratuito e sem necessidade de baixar aplicativo (pode abrir diretamente no navegador). O link de acesso será enviado para o e-mail utilizado no momento da inscrição.

O Instituto possui um banco imenso de informações e números sobre o Brasil, mas muitos jornalistas simplesmente ainda não acessam este repertório ou não sabem como fazê-lo da maneira mais objetiva. Com o curso, os participantes terão acesso a ferramentas e capacitação que lhes darão condições de acessar os dados do IBGE como fonte para suas matérias.

O programa inclui informações gerais sobre o IBGE e suas principais fontes de dados estatísticos econômicos e sociodemográficos (Censo), uma visita ao site do Instituto (https://www.ibge.gov.br), aula sobre o Sistema SIDRA (https://sidra.ibge.gov.br) e exercícios práticos.

A capacitação, que dará direito a certificado a todos os participantes, faz parte das comemorações do Dia do Jornalista (7 de abril) e do aniversário do Sinjorba (17/04). Nesta primeira turma teremos 40 vagas. Corra e garanta sua inscrição. Atingido o número inicial será feito um cadastro de reserva e tendo número suficiente marcaremos uma segunda turma.

Clique AQUI e faça sua inscrição