Festival Palhasseata de Ilhéus - Emanoelle Wenny (5)

Durante seis anos, a Palhasseata de Ilhéus coloriu as ruas da cidade com a alegria da arte circense. Neste ano, o projeto do Grupo Teatro/ Circo Maktub presenteou o público de maneira diferente. Na tarde último sábado (10), das 14 às 17 horas, foi realizado o Festival Palhasseata de Ilhéus, transmissão on-line de números cômicos, dança, audiovisual e artes plásticas. Dessa vez, o palco da iniciativa que reuniu virtualmente companhias e artistas do sul da Bahia foi o canal do YouTube grupoteatrocircomaktub.

Festival Palhasseata de Ilhéus - Foto geral Alberto Monteiro

O cenário foi montado nas instalações da Fundação Fé e Alegria, no bairro Nossa Senhora da Vitória. Representando o público, foi organizada uma instalação com figurinos do grupo anfitrião. Com a maior parte dos números previamente gravados, foram exibidos minidocumentários sobre a história da Palhasseata de Ilhéus e do Circo Show Brasil, com a entrega do troféu ao palhaço Radiola. Houve ainda homenagem póstuma ao palhaço Tremendão e, ao longo do Festival, o palhaço Pipoca realizou uma pintura ao vivo.

Segundo o diretor do Grupo Teatro/Circo Maktub, Fábio Nascimento, a transmissão do Festival Palhasseata de Ilhéus foi o ponto de culminância do projeto que vem sendo realizado desde fevereiro, com bate-papos em lives. “Nada substitui a presença do público, a troca que acontece entre o olhar da plateia e dos artistas. Mas, em função do atual contexto, aceitamos o desafio de reconfigurar o modo de fazer arte para entregar aos espectadores, através das telas, a animação do universo circense”, declarou.

Além do Grupo Teatro/ Circo Maktub, com os Palhaços e as Drags do Maktub, participaram do Festival o coletivo ilheense As Madallenas, o bailarino Talisson Ricardo e a dupla Palito e Botijão, de Ilhéus e Ibotirama. De Itabuna, vieram Palhaço Linguiça Show de Brinquedos, Pirulito e Paçoca Animações e Guilda Cacilda Composições Artísticas. E, de Serra Grande, a Cia Kumbaya e o Circo da Lua completaram o elenco do projeto.

O projeto Festival Palhasseata de Ilhéus  tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.