25F15783-E0F9-478C-A69E-32EAC27138C6

O Núcleo Regional de Saúde Sul recebeu mais 10.200 doses da vacina Coronavac para seguir com a vacinação contra o COVID 19. As doses chegaram para atender mais 6% dos trabalhadores de saúde e 100% da população de idosos de 87 a 89 anos e estão sendo distribuídas aos 68 municípios que compõem a Região Sul à medida em que eles alcançam uma cobertura vacinal de doses aplicadas acima de 75%.

A equipe técnica do NRS Sul vem apoiando e orientando os municípios a fim de garantir que a vacina chegue ao público alvo estabelecido para cada fase. “Para que não tenhamos vacinas em estoque num momento em que a vacinação é extremamente necessária, procuramos fazer com que as doses cheguem o mais rápido possível ao seu destino e que assim possamos diminuir a circulação do vírus”, afirma a coordenadora do Núcleo, Domilene Borges.
Ela alerta que o Sul da Bahia vem mantendo uma taxa de ocupação de leitos para Covid 19 em torno de 83%, com dias em que a ocupação de leitos de UTI em Itabuna chegam a 100%, a mais alta entre todas as outras regiões do Estado.

PREVENÇÃO

Os municípios de Itabuna e Ilhéus totalizam cerca de 33 mil casos confirmados, e destacam-se entre os que possuem maior número de casos ativos de COVID 19 na Bahia, quase 1110 casos ativos, enquanto a Macrorregião Sul desponta como a segunda no Estado com maior número de casos ativos.
Domilene Borges ressalta a necessidade de que as pessoas continuem mantendo o distanciamento social, utilizando máscara e álcool gel, lembrando que essas medidas também continuam valendo para as pessoas que já receberam doses da vacina. “Já percorremos um longo caminho até aqui, mas essa luta não está sendo fácil e não chegou ao fim. Vamos todos nos mobilizar em torno da vida”, afirma.