O cantor e compositor Ricardo Coessens, mineiro residente em Ilhéus, foi convidado pela NTV a participar do programa Nodojiman The World 2018, um dos maiores concursos de karaokê da televisão japonesa. O contato com o programa foi feito através de um vídeo no seu canal do YouTube, onde interpretava a canção “Finally”, da cantora Namie Amuro. Um produtor da NTV convidou Ricardo para fazer uma audição, na qual foram selecionados 12 participantes entre 40 mil inscritos de todo o planeta.

Depois de muitos e-mails e outras audições, em setembro passado o cantor recebeu o convite para a gravação do programa no Japão, com todas as despesas custeadas pela produção. O concurso musical reúne pessoas do exterior para cantar músicas japonesas, com o objetivo de escolher o melhor intérprete da edição. O programa é apresentado pelo líder da maior boyband japonesa (SMAP), o Masahiro Nakai. O programa vai ao ar no dia 20 deste mês, às 19 horas, horário do Japão. Aqui no Brasil não será transmitido, mas o resultado será divulgado no site oficial http://www.ntv.co.jp/nodo/profile/index.html

Trajetória – Em 2010, Ricardo Coessens foi viver no Japão, onde permaneceu até o início de 2012 e adquiriu fluência no idioma nipônico. Viveu de perto o tsunami de 2011, mas como estudava em Ueda, na província de Nagano, que fica em uma parte mais alta do país, não teve a vida muito afetada pelo fenômeno natural.

Cantar no Japão sempre foi um sonho para o músico, pois é um fã da música japonesa desde 2005, quando se apaixonou pela voz da cantora Koda Kumi e pela onda erro-kakkoii, Namie Amuro, Ayumi Hamasaki e Utada Hikaru. Teve a oportunidade de assistir aos shows da Koda e se diz muito agradecido pelo que o país lhe proporcionou como ser humano. Em 2016, a própria Koda Kumi observou e avaliou o seu canto, durante uma Live Stream e disse que adoraria cantar com ele.

Atualmente, o cantor segue o sonho cantando em barzinhos, mas também tentando uma carreira com composições autorias, em japonês, português e inglês. O seu primeiro single foi lançado nas principais plataformas digitais (Spotify Deezer, etc.) e pode também ser apreciado no seu canal no YouTube. A música se chama Sinais, e tem, no momento, quase 40 mil visualizações.