Foto_Elói Corrêa_GOVBAA expansão da rede de internet de alta velocidade, a chamada ‘Conectividade 100 GB’, para o interior da Bahia é uma das discussões abordadas no IX Workshop de Tecnologias de Rede, realizado até a próxima sexta-feira (5), no auditório da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O evento é resultado de parceria entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti).

No primeiro dia do evento, cerca de 300 profissionais da área de tecnologia da informação e comunicação acompanham as atividades. Na tarde desta segunda (1º), o coordenador de infraestrutura tecnológica da Secti, Grinaldo Oliveira, apresenta a palestra ‘100 Gigas na Bahia’. Segundo ele, o projeto para oferecer internet de alta velocidade para o interior do estado conta com investimento de R$ 18 milhões do governo estadual.

“Em Salvador, nós concretizamos, a partir da Secti, a ligação de todos os órgãos da administração pública, como escolas, hospitais e delegacias, em um rede de fibra ótica de alta velocidade. Agora, por meio de convênio entre a RNP e a Chesf, iremos utilizar uma fibra ótica do setor elétrico. Essa fibra chega a 24 cidades do interior, interligando instituições federais e estaduais do ensino superior. Essa plataforma vai proporcionar uma rede de pelo menos 100 gigabytes de velocidade, possibilitando um incremento muito grande de serviços públicos”, explica Grinaldo.

Ainda de acordo com o coordenador, a rede permitirá o compartilhamento de arquivos pesados e a transmissão de aulas de telemedicina com cirurgia ao vivo, que são capturadas em alta resolução. A previsão é de que a internet de alta qualidade esteja disponível para todos os municípios em até dois anos. “Esse é o tempo necessário para instalação dos equipamentos e configurações para que a rede possa funcionar. O evento de hoje é considerado o marco zero da implantação desta rede de 100 GB em Salvador”, acrescenta.

Colaboração 

O evento também inclui discussões técnicas e minicursos, reunindo gestores e equipes técnicas da área de TIC de instituições públicas e privadas. “A nossa ideia é criar um espaço de colaboração, de troca de experiências, de conhecimento técnico de inovação, para todas as equipes de tecnologia da informação do nosso estado. Além disso, trouxemos a discussão da internet de 100 gigas, porque a Bahia é um estado de grandes dimensões e este é um trabalho desafiador. É uma ação que vai beneficiar não somente o ensino e pesquisa, mas os serviços ofertados à população”, afirma o coordenador do workshop, Ítalo Valcy.

Na próxima quarta-feira (3), o evento discutirá a segurança digital, com palestra aberta ao público em geral. A inscrição pode ser realizada neste link (bit.ly/2IwrhWT) ou diretamente no auditório da Escola Politécnica. O workshop também está sendo transmitido ao vivo no site do evento (bit.ly/2NRBEdw).