puxada 1Olivença, a 20 km do centro de Ilhéus, terá um final de semana movimentado com a Puxada do Mastro de São Sebastião. O evento, que mistura elementos da espiritualidade indígena e cabocla, começa nesta sexta-feira (12).  A partir das 15 horas há um desfile cultural e às 17 horas o hasteamento de bandeiras e o acendimento da pira olímpica na Praça Cláudio de Magalhães. No mesmo espaço acontecem apresentações culturais com capoeira, shows e “Os Mascarados”.

À noite, haverá show musical com Jane Poeta e Nozinho. No sábado, a partir das 18h30, será realizada a procissão de São Sebastião. Já às 19 horas está programada a missa solene na paróquia de Nossa Senhora da Escada.  Às 21 horas, acontecem apresentações do “Boi Estrela” e “As Camponesas” nas ruas de Olivença. Depois o agito fica por conta de show musical a cargo das bandas Violino de Luxo e Pago Funk.

No domingo pela manhã, acontece a alvorada festiva às 5 horas, rituais religioso (bênçãos) e indígena (poraci) em frente à paróquia de Nossa Senhora da Escada, organizados por puxadores do mastro. Às 7 horas será oferecida feijoada aos machadeiros.  Em seguida eles saem para a mata do Ipanema, em Olivença, para buscar o mastro. A partir das 13 horas, os machadeiros participam de outra feijoada na praia do Sirihyba e, em seguida, iniciam a puxada do mastro pelas praias.

A partir das 16 horas começa um show musical na praça e, às 17h30, a chegada do mastro, o arreamento das bandeiras e o apagar do fogo simbólico, culminando com show das bandas Jah Bless e Batuque Bom.