puxada 1O ciclo de eventos populares e culturais de Ilhéus em janeiro prossegue no final de semana com a Puxada do Mastro de São Sebastião, neste domingo, na Estância Hidromineral de Olivença.

É uma festividade secular que traz consigo uma característica de ritual, memória e tradição, principalmente entre os remanescentes indígenas Tupinambás e os católicos.

Desde meados do século XVI a comunidade se une na preparação da festa de São Sebastião, cuja origem remonta às tentativas de catequização dos Tupinambás pelos jesuítas. A principal característica da tribo era justamente não se deixar catequizar.

A festa da Puxada do Mastro de São Sebastião, manifestação cultural nativa, é marcada pela escolha da árvore três dias antes, que será cortada na mata para servir de mastro à bandeira do santo católico.

No domingo que antecede a data, o mastro é puxado até a praça da Igreja de Nossa Senhora da Escada, em Olivença, onde substituirá o colocado no ano anterior.

Já em Ilhéus, começaram os preparativos para a tradicional Lavagem das Escadarias da Catedral de São Sebastião, realizada sempre no dia 20. Contudo, neste ano acontecerá dia 18 para coincidir com a chegada de um transatlântico.

Ele vai aportar no Porto de Malhado trazendo 4.200 turistas, “que poderão desfrutar da beleza cultural e religiosa da festa,” afirma o secretário municipal de Turismo de Ilhéus, Roberto Lobão.