biofaO diretor de Estudos e Planos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), Ricardo Vieira, e a economista Júlia Carvalho visitaram a Região do cacau na última semana. Eles concluíram no Instituto Biofábrica de Cacau (IBC), em Ilhéus, a missão iniciada no Baixo Sul.

O objetivo da visita técnica foi realizar levantamento de dados acerca da cultura do cacau. Está prevista para o início do mês de outubro deste ano, em Salvador, a realização de um encontro com os atores dessa cadeia produtiva.

“A partir do mapeamento de todos os agentes, vamos fazer um evento em outubro com os promotores e fomentadores desse desenvolvimento, seja na academia, seja no setor empresarial, na produção, no agronegócio, na agricultura familiar, no governo, para conversar e criar uma estratégia juntos”, explicou Vieira.

O diretor da SDE disse acreditar que a região está em um novo momento. “Hoje, eu acredito que existe uma nova história sendo contada aqui no sul da Bahia, que grande parte do país e os próprios baianos não conhecem. Existem múltiplos atores e a Biofábrica é o coração de tudo”, assinalou.

Para Vieira, a Biofábrica vai conseguir produzir todas as matrizes e todo material genético que precisa para o reflorestamento, aumentando a produtividade, a proteção ao meio ambiente. “Sem tecnologia, isso é muito difícil, e a Biofábrica, para mim, é a própria tecnologia”, completou o diretor da SDE.

A missão ainda visitou fazendas da região, o Assentamento Terra Vista (Arataca) e a fábrica de chocolate Cacau Bahia (Ibicaraí), além da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e o Centro de Inovação do Cacau (CIC), ambos em Ilhéus.