:: 21/abr/2016 . 15:29
Rui entrega novas escolas e amplia acesso à educação na Chapada
Em visita à Chapada Diamantina, nesta quinta-feira (21), o governador Rui Costa entregou duas novas escolas no município de Andaraí. As unidades, uma delas de educação em tempo integral, estão localizadas nos distritos de Nova Vista e Ubiraitá e vão beneficiar mais de 400 estudantes da região.
Em Nova Vista, onde entregou o Anexo Francisco de Mendonça Neto, que pertence ao Colégio Estadual Edgard Silva, em Andaraí, o governador destacou a importância de ampliar o acesso à educação e aprimorar as condições para os jovens estudantes da localidade.
“Eu agradeço a oportunidade de estar de volta à Chapada, e quero dizer que o bem mais precioso que se pode ter são equipamentos como este para a educação”, afirmou Rui, que foi recebido com flores pelas crianças.
A inauguração do Anexo, que teve investimento superior da R$ 750 mil, aconteceu menos de um ano após o governador ter visitado povoado, em junho de 2015, e firmado um compromisso com os estudantes e a população de dar continuidade às obras da unidade escolar, paralisadas por desistência da primeira empresa contratada.
Após a cerimônia, o governador seguiu para o distrito de Ubiraitá, onde entregou, junto com o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, a Escola de Educação Integral Bernardo Spector, com capacidade para atender até 300 alunos e oferecer atividades didáticas durante todo o dia.
Itabuna adia reinicio de vacinação contra a gripe H1N1
Os postos de saúde de Itabuna só reiniciarão a vacinação contra a Gripe A (H1N1) no próximo dia 27 de abril, quarta feira.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde o adiamento da retomada da vacinação, anteriormente prevista para segunda-feira foi provocado pelo atraso no reabastecimento no estoque de vacinas.
Corpo de Bombeiros da Bahia tem reforço de novos soldados
Em clima de descontração, 66 novos soldados passaram a integrar oficialmente o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM/BA). A cerimônia de formatura foi realizada, nesta quinta-feira (20), no 10º Grupamento da Corporação, em Simões Filho, município da Região Metropolitana de Salvador (RMS), que teve a presença de oficiais da corporação e da Polícia Militar da Bahia (PMBA). Com os novos soldados, o CBM passa a dispor do efetivo de 2.430 profissionais.
De acordo com o major BM Eloi Camacho, diretor do Centro de Formação de Praças, o curso de preparação durou nove meses, período em que os alunos puderam aprender sobre os diversos tipos de salvamento e combate a incêndio, inclusive, na Chapada Diamantina. “Eles foram preparados com disciplinas militares e as específicas de bombeiros”. Segundo o major, além da capital e RMS, o efetivo atuará no interior. A maior parte irá para cidades das regiões oeste, leste e sul.
Jovens e cheios de disposição, os homens e mulheres do Corpo de Bombeiros querem dar o melhor de si para salvar vidas. A soldado BM Camilla Mendes, do município de Seabra, na Chapada Diamantina, vai trabalhar em Lençóis, na mesma região. “Estou extremamente feliz. Foram momentos de muita luta, muita batalha, mas graças a Deus chegamos ao momento da glória. Pretendo dar o melhor de mim, sempre em prol dos Bombeiros, que é salvar e guardar vidas”.
Do município de Ilhéus, no sul da Bahia, o soldado BM Bruno Braz será designado para Teixeira de Freitas, na mesma região. Ele diz ser vocacionado para a profissão. “Minha [vontade de] ser bombeiro sempre foi [para] ajudar a salvar vidas”.
Muitos parentes e amigos prestigiaram a solenidade. O agropecuarista Edvaldo Venas, pai do ‘Bombeiro Venas’, um dos formandos, saiu com a família de Feira de Santana para prestigiar a formatura do filho. “Me sinto orgulhoso, satisfeito por ele [conquistar] esta meta. Nos sentimos na obrigação de apoiá-lo e prestigiá-lo”.
Na cerimônia, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Telles, afirmou que “com a autonomia [desmembramento da PMBA], [a chegada de] equipamentos e o [aumento do] efetivo, e desenvolvendo um número muito maior de atividades, temos buscado atender da melhor forma possível à população baiana”.
Incinerados mais de 250 quilos de drogas em Teixeira de Freitas
Mais de 250 quilos de drogas, entre maconha, crack e cocaína, foram incinerado, no alto forno de uma indústria local. O lote foi apreendido nos últimos quatro meses em operações da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), de Teixeira de Freitas, e do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco).
Apreendidas em Teixeira de Freitas, Itamaraju e Nova Viçosa, a droga foi destruída em atendimento a uma determinação da Justiça. O delegado Marco Antônio Teixeira, titular da DTE e representantes da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) acompanharam a incineração.
- 1












