blatter

Em meio a um grande escândalo, com dirigentes presos por corrupção e as copas do Mundo na Russia e no Catar sob suspeita. Joseph Blatter, recém-releito para seu quinto mandato na presidência da Fifa, anunciou nesta terça-feira que está renunciando do seu posto na presidência. O suíço convocou um congresso extraordinário, a ser realizado o “mais rápido” possível, para eleger seu sucessor no comando da entidade máxima do futebol.

“Enquanto eu tenho o mandato, não sinto que esse mandato seja de todo o mundo do futebol, de torcedores, jogadores, clubes, as pessoas que vivem, respiram, amam futebol tanto quanto nós na Fifa. Por isso, decidi entregar meu cargo a um congresso de um comitê extraordinário. Continuarei exercendo minhas funções como presidente da Fifa até lá”, disse Blatter.

As apurações de corrupção na FIFA, comandada pelo FBI já que vários crimes dos dirigentes foram envolveram o sistema financeiro dos EUA, incluem os brasileiros José Marin Marin e Ricardo Teixeira, ex-presidentes da CBF. Marin já está preso.

Um dos raros defensores de Joseph Blatter, Edson Arantes do Nascimento, que como jogador de futebol era conhecido como Pelé, comprova mais uma vez a tese do ex-jogador e hoje senador Romário, de que “calado é um poeta”.