WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura itabuna livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

agosto 2013
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031


:: 31/ago/2013 . 17:45

Sedex: chegar, chega. Agora, se chega inteiro é outra história…

Moradora flagra “carinho” de funcionários dos Correios com encomendas via Sedex. Pelo jeito eles desconhecem a palavra frágil.

Donde Habita el Corazón – Miryam Quiñones, Pepe Ordaz y Vicente Feliú

Wagner comemora crescimento de 4% do PIB baiano no segundo trimestre de 2013

 O crescimento de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) baiano no segundo trimestre de 2013, em comparação a igual período do ano passado, acima dos 3,3% do PIB nacional, foi comemorado, hoje (30), pelo governador Jaques Wagner, após a divulgação oficial do resultado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan). “Tivemos um resultado espetacular se comparado com a média nacional, divulgado hoje pelo IBGE, e isso só nos faz ter a certeza de que estamos seguindo uma política acertada de oferecer condições adequadas para as empresas investirem cada vez mais na Bahia”, disse Wagner. “Os investimentos que vêm sendo feitos pela iniciativa privada estão pulverizados por todo o Estado, fortalecendo a economia baiana, promovendo a geração de mais emprego e reduzindo, inclusive, os efeitos da crise econômica mundial”, completou o governador Wagner.

De acordo com os dados da SEI, de abril a junho deste ano a indústria baiana (transformação, extrativa, construção civil, produção e distribuição de eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana) apresentou crescimento de 6,5% na comparação com o mesmo período de 2012. Já nos primeiros seis meses do ano, o crescimento do setor  foi de 5,5%. O destaque do segundo trimestre de 2013 foi a indústria de transformação baiana, que registrou expansão de 10,6%, favorecida pelo crescimento de 14,3% no refino de petróleo, 11,2% em produtos químicos, 35,6% na metalurgia básica e 29,3% em veículos automotores.

Adab apreende 14 toneladas de produtos agropecuários irregulares

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, retirou de circulação no mês de agosto, aproximadamente 14 toneladas de produtos agropecuários transitando de forma irregular nas rodovias da Bahia. Fiscais da Adab apreenderam e destruíram 13 toneladas de tangerina Pokan, 600 quilos de carne de origem desconhecida e 100 Kg de queijo clandestino, além de notificar e autuar os condutores responsáveis.

No dia 08 de agosto, por volta das 17 horas, os fiscais da Agência de plantão no posto fixo de fiscalização em Encruzilhada, fronteira com Minas Gerais, abordaram um caminhão que transportava 13 toneladas de tangerina pokan, de maneira irregular. A carga apresentava ramos de folhas misturados aos frutos e, de acordo com a portaria da Adab 093, Artigo 1º, o caminhão teria que retornar à sua origem para limpeza. “As folhas podem veicular doenças como o Cancro Cítrico, que a Bahia é Livre”, observou o diretor de Defesa Sanitária Vegetal, Armando Sá. Não obedecendo às normas, o motorista do caminhão rompeu a barreira e entrou no Estado, sendo abordado então pelos fiscais da coordenadoria regional da Adab de Vitória da Conquista, especificamente, no anel viário da cidade. “A carga foi apreendida e destruída no aterro sanitário por apresentar riscos de disseminação de pragas quarentenárias”, orientou o coordenador regional, Jardel Xavier. Por sim, o condutor do veículo foi autuado e multado por infringir o Decreto Estadual 11.414/09.

Já as apreensões da carne e queijo, produtos de origem animal, foram frutos de ações conjuntas entre a Adab e a Polícia Rodoviária Estadual e Federal.  Na semana passada, terça-feira (20), a PRF de Capim Grosso apreendeu os 100kg de queijo sem condições de consumo, na BR 324. Na última quinta-feira (22), a PRE de Jacobina apreendeu os 600kg de carne oriunda de abate clandestino, também na BR 324. Todas as cargas foram encaminhadas para a realização dos autos de infração e destruição.

“Eles estavam em carro importado, só pode ter sido roubado”, diz universitária atropelada por um casal de negros

o ´desabafo´ da universitária na rede social. racismo explicito

Os comentários de uma aluna do curso de Publicidade e Propaganda da Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), pelo Twitter, revoltaram internautas e geraram uma repercussão nas redes sociais na madrugada deste sábado (31). Chamada de racista, Marina Ceresa chegou a ser repreendida pelo Centro Acadêmico da universidade e teve que se explicar em outra publicação. Tudo aconteceu quando a jovem estava a caminho da universidade quando, segundo ela, um carro com um casal negro quase a atropelou. “Acabei de quase ser atropelada por um casal de negros. Depois vocês falam que é racismo né, mas TINHA QUE SER, né?”, disse a estudante, que completou em outra mensagem: “E estavam num carro importado, certo que é roubado”.

Marina ainda fez outro comentário. “Eu não sou racista, aliás, eu não tenho preconceitos. Mas, cada vez que aprontam uma dessas comigo, nasce 1% de barreira contra PRETOS em mim”, disse. Por conta da repercussão instantânea, a universitária resolveu deletar sua conta no Twitter, mas decidiu manter ativo seu perfil no Facebook, pelo qual divulgou uma nota se desculpando pelo ocorrido. “Estou postando essa nota de esclarecimento porque eu olhei para o que eu escrevi e percebi que eu fui muito errada em colocar aquelas palavras de efeito. Eu não sou racista, não tenho nenhum tipo de preconceito. [Estou] pedindo desculpas a todos os meus amigos negros pelas palavras horríveis que escrevi, pelas brincadeiras de mal gosto que foram feitas. Espero que sejam aceitas, vocês sabem que eu não sou desse tipo. Rafinha Bastos disse que o humor não tem limites, mas hoje descobri que a “zueira” maldosa e negativa tem”, desabafou. (do Bahia Noticias)

Sul da Bahia recebe investimentos em educação e infraestrutura

Mais de 52 municípios serão beneficiados com a duplicação de 772,3 quilômetros da BR-101, que vai de Mucuri, extremo sul da Bahia, até Feira de Santana. Com o investimento previsto de R$ 4,6 bilhões, nos próximos cinco anos, a infraestrutura logística e de transportes deve ser completamente alterada na região.

A informação é do secretário do Planejamento do Estado, José Sergio Gabrielli, que esteve no município de Eunápolis, nesta sexta-feira (30), participando de atividade dos Diálogos Territoriais. Segundo ele, complementa o cenário positivo, estudos sobre a implantação/ampliação de aeroportos nos territórios Extremo Sul, Costa do Descobrimento e Litoral Sul.

No encontro, que reuniu prefeitos e lideranças da sociedade de oito cidades, o secretário também projetou que, a partir de 2014, cerca de 14 mil estudantes serão beneficiados com a implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia, que terá três cidades-sede – Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Itabuna -, mas as atividades e programas de ensino cobrirão uma região composta por 48 municípios.

Geração de emprego

“Em 2020, quando a instituição chegar à sua plena capacidade, terá 18 mil alunos, em 57 cursos de graduação e 38 de pós-graduação”, afirmou Gabrielli, salientando que estes novos investimentos se adensam às ações já realizadas e com resultados evidentes. “No Território Costa do Descobrimento, por exemplo, reduzimos em 49% o percentual de famílias extremamente pobres”.

O secretário enfatizou ainda que ao investir em saúde, educação, segurança, infraestrutura e tecnologia da informação, foram criadas melhores condições para a geração de emprego, “tanto que, entre 2001 e 2011, seis dos oito setores tiveram crescimento. Os setores de comércio, serviço e administração pública representavam pouco mais de 17 mil postos de trabalho e, em 2011, este número saltou para aproximadamente 47 mil”.





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia