:: 22/ago/2013 . 18:21
Professor que seduzia garotos em Senhor do Bonfim é preso
O professor Josimar Ribeiro Sampaio, de 58 anos, assessor de gestão da Secretaria Municipal de Educação de Senhor do Bonfim, foi preso, nesta quinta-feira (22), por ter contratado garotos da região para orgias sexuais, regadas a cocaína e bebida alcoólica, em sua residência. Familiares de três adolescentes, que receberam R$ 70 do professor em troca de sexo oral, o denunciaram na Delegacia Territorial (DT) local, tendo o delegado plantonista, Disney Gomes, solicitado sua prisão preventiva à Justiça.
Policiais da 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), com sede em Senhor do Bonfim, cumpriram os mandados de prisão e de busca e apreensão, pela manhã, no bairro Casas Populares. Computadores, pen-drives e diversos DVDs foram apreendidos no imóvel de Josimar e encaminhados para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Durante a operação, coordenada pelos delegados Felipe Neri, coordenador da 19ª Coorpin, e Delmar Araújo, titular da DT/Bonfim, vizinhos denunciaram a intensa movimentação de garotos naquela casa, especialmente nos finais de semana.
A polícia investiga se Josimar se valia da condição de professor das redes municipal e privada para atrair estudantes adolescentes para encontros sexuais. Indiciado em inquérito por exploração sexual de menor, ele está custodiado no Complexo Policial de Senhor do Bonfim, à disposição da Justiça.
Polícia recupera 124 peças sacras roubadas no interior da Bahia
124 peças sacras, entre imagens, bustos, castiçais, quadros e pedestais, furtadas de igrejas e outros espaços no interior do estado, foram recuperadas pela Polícia Civil, num antiquário pertencente a Marcos Lavrador de Souza, de 35 anos, preso durante operação da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), onde outras 70 obras de arte foram apreendidas.
A polícia apurou que Marcos é dono de um antiquário, localizado na região de Humildes, distrito de Feira de Santa, onde estava sendo comercializadas peças furtadas em Cachoeira, cidade do Recôncavo, e em Bonfim, distrito de Feira de Santana. Ele já vinha sendo investigado pela participação no furto de imagens, quando os policiais encontraram na casa dele uniformes, coletes, uma pistola 380 e R$ 15 mil, que a polícia suspeita ser proveniente do assalto ao banco de Barra da Estiva, ocorrido no dia 12 deste mês.
Além de Marcos, seu comparsa Gilvandro Lima dos Santos, o “Vando”, 53, guardava em sua casa coletes balísticos, fardas do exército, luvas, armas – entre elas um Fuzil AK47 e duas espingardas calibre 20 -, munições e veículos. De acordo com o coordenador regional, delegado Ricardo Esteves Brito Costa, outros integrantes da quadrilha, cuja participação em outros assaltos a banco no interior é investigada, estão sendo procurados pela polícia.
Farmácias sem farmacêutico em tempo integral serão fechadas em Itabuna
Os proprietários de drogarias e farmácias têm até o dia 1º de setembro para contratar farmacêuticos, inscritos no Conselho Regional de Farmácia, para atuar nos estabelecimentos durante todo o horário de funcionamento. A fiscalização neste sentido será intensificada pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Itabuna. Outra obrigação que os fiscais vão cobrar das farmácias é o controle de medicamentos antimicrobianos.
A presença de farmacêuticos durante todo o horário de funcionamento das farmácias é uma exigência da Lei Federal nº 5.991/73 e, em caso de descumprimento, os estabelecimentos podem ser interditados. As empresas já foram informadas pela Vigilância Sanitária de que a fiscalização será rigorosa. O coordenador do órgão, Antonio Carlos Carvalho, explica que as farmácias que ainda não tem um profissional em tempo integral devem legalizar a situação até a data estipulada a fim de evitar interdição.
Segundo Carvalho, cerca de 50% dos estabelecimentos de Itabuna já contam com o farmacêutico, mas este não permanece no estabelecimento durante todo o tempo de funcionamento.
Todos pela Alfabetização forma mais 147 mil baianos
O programa Todos pela Alfabetização (Topa) entregou, na tarde desta quinta-feira (21), os certificados de mil baianos alfabetizados que representaram, em cerimônia simbólica, os 147 mil alunos da 5ª etapa do Topa, concluída em 2012. Realizado no Centro de Convenções da Bahia, o evento contou com as presenças do governador Jaques Wagner e do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto.
Maior programa de alfabetização para jovens acima de 15 anos, adultos e idosos do país, o Topa já beneficiou mais de 1,1 milhão de baianos em 407 municípios, atendendo 588 entidades dos movimentos sociais e sindicais. Durante a solenidade foram também divulgados os resultados da terceira e quarta etapas do Prêmio Cosme de Farias, que reconhece as melhores experiências na execução do programa.
Na sexta etapa, 185 mil alunos estão em sala de aula. “Estamos tratando de um público com idade média de 45 anos, o que significa que há 30, 35 anos não tiveram a oportunidade de ir à escola e o que estamos fazendo é resgatar essas pessoas”, afirma Barreto.
Criado em 2007 pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, dentro do Programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal, o Topa trabalha sob a perspectiva de que a alfabetização é um direito que não prescreve com a idade.
A Bahia deixou de ter as maiores taxas de analfabetismo do país, passando a apresentar o menor índice da região Nordeste. Entre 2007 e 2011, a redução no número de pessoas não alfabetizadas foi de 30%, segundo dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mutirão do Diabético de Itabuna tem apoio da Bahiagás
A Associação dos Diabéticos de Itabuna (Asdita) e o Hospital de Olhos Beira Rio receberam mais um importante apoio para a realização do 9º. Mutirão do Diabético, que acontece no próximo dia 9 de novembro. Pelo terceiro ano consecutivo, a Bahiagás está apoiando o evento, considerado o maior do Brasil no tratamento e prevenção de uma das doenças que mais mutilam e matam em todo o mundo.
O convênio foi assinado com as presença do diretor presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, o coordenador o mutirão Dr. Rafael Andrade e os diretores do HOBR, Dr. Carlos Ernane, Dr. Ronaldo Netto e Dr. Vável Andrade. “O apoio da Bahiagás contribuirá para a ampliação das ações de prevenção na Feira de Saúde, como a realização de exames de glicemia e pressão arterial e a distribuição de kits com material educativo”, destacou o Dr. Rafael Andrade.
A prevenção é considerada fundamental, já que boa parte das pessoas diabéticas desconhece ter a doença, o que amplia os riscos. “Detectar e tratar o diabetes na fase inicial permite que o paciente tenha mais qualidade de vida”, afirmou o Dr. Rafael Andrade. O diretor presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, destacou a importância do Mutirão do Diabético como “um evento que grande alcance social, que beneficia principalmente pessoas carentes, que tem a partir da detecção da doença, passam a ter o acompanhamento e o tratamento necessários”.
- 1














