WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura itabuna livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

agosto 2013
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031


:: 16/ago/2013 . 15:21

Protesto contra invasões bloqueia a BR 101 em Buerarema

Milhares de manifestantes, entre eles produtores rurais familiares, comerciantes e a população de Buerarema, fizaram um protesto na BR-101, contra as invasões de terras por supostos índios da etnia Tupinambá na região da Serra do Padeiro. Por volta das 10 horas, o grupo interditou as duas pistas da rodovia, queimando paus e pneus, com objetivo de chamar a atenção das autoridades para a situação de insegurança que hoje reina na zona rural e até na área urbana do município. Em solidariedade ao movimento – e também por temor de conflitos –, o comércio e as escolas de Buerarema não funcionaram nessa sexta-feira (16).

Agricultores da região da Serra do Padeiro, que abrange os municípios de Buerarema, Ilhéus e Una, estão sendo expulsos de suas terras, sob ameaça de violência. Somente essa semana foram 5 invasões. “Eles usam rifles, espingardas e fazem rondas nas estradas, armados. Nessa semana eu fui perseguido por um deles, que me ameaçou de morte. Fugi de moto, mas caí e acabei me ferindo. Hoje, sou um homem jurado de morte por eles”, afirma o agricultor J.J.S.S., residente em um dos quatro assentamentos de reforma agrária localizados na área de conflitos.

:: LEIA MAIS »

Nadja Alves e as cores que saltam das telas

Um retrato de uma artista sensível e verdadeira. Documentario dirigido por Raquel Rocha revela o talento da pintora Nadja Alves, de Itabuna, Bahia.

O nascimento de um talento raro, com obras que saltam das telas.

Confira o documentário:.

Terminais do Porto Sul são habilitados pela Antaq

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) julgou habilitados os terminais  da Sociedade de Propósito Específico (SPE) do Estado da Bahia e de Uso Privativo (TUP) da Bahia Mineração (Bamin) no Porto Sul, a ser instalado em Ilhéus-BA. A decisão foi publicada na página da agência.

O Estado da Bahia encaminhou a documentação necessária para a análise da Antaq, após a inclusão do Porto Sul entre os 50 primeiros terminais privados interessados em obter autorização pelo governo federal, dada a nova legislação portuária. A Bamin seguiu o mesmo procedimento.

A análise da Antaq tem o papel de habilitar os interessados. Ela avalia toda a documentação apresentada, certificando-se do cumprimento de todas as exigências legais e normativas para a obtenção da autorização. Este foi o primeiro passo na nova legislação portuária e o próximo será a celebração do contrato de adesão.

O secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, que monitora o Porto Sul, destacou que a publicação deste anúncio é de suma importância para a construção do Porto. “Com mais esse avanço, ficamos a poucos passos do início da obra. Tecnicamente, estamos aptos a construir e explorar o Porto, já que passamos pelas avaliações necessárias à validação do projeto. Este é um empreendimento que vai alavancar a economia baiana, além de trazer benefícios diretos à população do entorno, com desenvolvimento local e geração de emprego e renda”, disse.

Agora, a documentação segue para a Secretaria Especial de Portos (SEP) para análise final e concessão da outorga. O resultado do processo deverá ser publicado num prazo máximo de três meses. As obras ainda aguardam a Licença de Instalação (LI) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para que sejam iniciadas.

 

 

Bahia: assassino é preso durante protestos contra assassinato

 

na cadeia é mais seguro

Lucas da Conceição Silva, o “Ligeirinho”, de 24 anos, autor de um crime passional ocorrido há 11 meses, no bairro Jardim Santo Inácio, foi preso, no bairro da Mata Escura, em Salvador,  quando participava de uma manifestação pela morte de um adolescente de 15 anos, baleado durante um confronto entre traficantes rivais, na semana passada. Abordado por policiais militares em meio ao grupo de manifestantes, ele foi encaminhado ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Pituba.

Com prisão decretada pela 1ª Vara do Tribunal do Júri, “Ligeirinho” assassinou Lucas Mendes Pereira, de 18 anos, em setembro de 2012, por não se conformar com o namoro entre sua ex-companheira e a vítima.  Segundo a titular da 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central), delegada Clelba Regina Teles, que conduz o inquérito, “Ligeirinho” ameaçou Lucas de morte, por diversas vezes, exigindo que ele se afastasse da garota. O criminoso já foi encaminhado ao sistema prisional.

Aniversário de Itagibá é marcado por homenagem a Waldomiro de Deus

A homenagem ao pintor primitivista itagibense Waldomiro de Deus foi o ponto alto das comemorações dos 55 anos de aniversário de emancipação de Itagibá, no sul da Bahia, nesta quarta-feira (14). Waldomiro recebeu diversas homenagens de autoridades municipais e de crianças da rede municipal de ensino.

“Estamos resgatando o legado dos que fazem e escrevem a história de Itagibá. O povo que não valoriza sua história e sua arte não valoriza a sua gente. Nosso município é um celeiro de talentos reconhecidos lá fora, a exemplo de Waldomiro, e que passam despercebido em nossa casa”, pontou o prefeito Marcos Barreto (Marquinhos). “Temos pessoas como Arlete (Sampaio) – que foi vice- governadora do Distrito Federal e ajudou o presidente a fundar o Partido dos Trabalhadores – e governos que passaram não davam importância”, disse.

A professora Jucélia Brito, que trabalha com crianças abordando arte, ficou emocionada com a presença de Waldomiro. “Aqui tem muitos artistas que podem vencer seguindo o exemplo de Waldomiro”. A artesã Elenilza Barbosa (Gule) disse ter o respeito e a confiança de um artista consagrado.

Para o ex-prefeito Léo Quadros, “Waldomiro é a representação da humildade, valoriza a todos e sempre está se referindo as suas raízes”. A secretaria da Educação e Cultura, professora Elinéa Souza, destacou a importância do artista da terra. “Itagibá está presente no mundo com as obras retratadas por Waldomiro”. O ex-prefeito José Fernandes disse “que Waldomiro é de Deus até no nome”

Waldomiro de Deus

Nascido em Itagibá em 1944, Waldomiro é o terceiro de nove filhos de pequenos agricultores. Com os pais e irmãos, viveu numa casa de pau a pique. Em 1958, aos 14 anos, como ocorria com milhares de nordestinos, resolveu tentar a vida em São Paulo.  Viajou em um pau-de-arara com mais 30 pessoas. Na grande cidade, dormiu na rua, em bancos no Largo da Concórdia, no centro da capital paulista.

Encontrou a generosidade de um guarda civil que o levou a morar com ele e esposa em Osasco, cidade da Grande São Paulo. A generosidade do guarda foi além: Ele deu a Waldomiro um instrumento de trabalho, uma caixa de engraxate. Na casa do guarda permaneceu por três anos.  Aos 17 anos trabalhou como jardineiro do antiquário Pierre Zacoppe. Neste lugar, encontrou guaches, cartolina e pincel. Foi despedido. Pintava até altas horas da noite, durante o dia, o sono.

Foi o compositor Teodoro Nogueira que se interessou pelas obras de Waldomiro. Ele o levou para a redação de um jornal onde conheceu o folclorista Rossini Tavares de Lima. Tornou-se amigo do jornalista Américo Pellegrino Filho.

Rossini e Pellegrini convidaram Waldomiro a expor seus quadros na Feira de Artigos Típicos Brasileiros. Ficou amigo de Mário Schenberg, professor da USP, que se tornou seu conselheiro intelectual. Waldomiro já realizou dezenas de exposições ao redor do mundo. Brasil, França, Rússia, Inglaterra, Estados Unidos, Itália, Bélgica e Alemanha. Aonde vai, leva o nome de sua terra, Itagibá.

Prefeitura de Itabuna e TV Record Bahia apoiam Mutirão do Diabético

A Prefeitura de Itabuna e a Record Bahia/TV Cabrália assinaram o convênio de parceria com o Hospital de Olhos Beira Rio e a Associação dos Diabéticos de Itabuna para a realização do Mutirão do Diabético, que acontece no próximo dia 9 de novembro. A assinatura do convênio contou com a participação do prefeito Claudevane Leite, o vice-prefeito Wenceslau Junior, o diretor  da TV Cabrália Marcelo Almeida, o coordenador do Mutirão, Dr. Rafael Andrade, a diretora do HOBR Rose Cordeiro e o apresentador do Balanço Geral Tom Ribeiro.

Considerado o maior evento de prevenção do diabetes do Brasil e incluído no calendário da Federação Internacional do Diabetes, o Mutirão do Diabético atendeu  de 13 mil pessoas em 2012, entre procedimentos médicos no Hospital de Olhos Beira Rio e ações de prevenção na Feira de Saúde, realizada na praça Rio Cachoeira. Para 2013, a meta é atingir 15 mil atendimentos. Cerca de 800 voluntários, entre oftalmologistas, enfermeiros, estudantes das áreas de saúde e pessoal de apoio, participam do mutirão.

“A Record Bahia/TV Cabrália tem entre seus objetivos apoiar projetos que beneficiem a sociedade e o Mutirão do Diabético é um exemplo de ação com resultados práticos, que atende principalmente a população mais carente”, afirmou Marcelo Almeida. Para o prefeito Claudevane Leite, “é motivo de orgulho para Itabuna promover o maior evento de diabetes do país e vamos ampliar essa parceria, porque o poder público deve priorizar a área de saúde”. Vane garantiu ainda que o município vai atender os pacientes que, após a avaliação feita no mutirão, precisem de tratamento para impedir os efeitos negativos do diabetes.

“O Mutirão do Diabético é muito importante para a cidade, porque presta um serviço essencial para a população, ajudando a prevenir uma doença silenciosa, em que o tratamento na fase inicial é fundamental”, ressaltou o vice-prefeito Wenceslau Junior.  “A Prefeitura de Itabuna e a Record Bahia/TV Cabrália são dos grandes parceiros do Mutirão do Diabético, que a cada ano ganha uma nova dimensão”, destacou o Dr. Rafael Andrade, lembrando que “é preciso que cada vez mais as instituições e as pessoas abracem essa causa, fazendo de Itabuna um referencial no tratamento e prevenção da doença”.





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia