WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura itabuna livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

agosto 2013
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031


:: 2/ago/2013 . 18:36

Mercedes Sosa, Gracias a La Vida

Plínio Adry confirmado na Secretaria da Saúde de Itabuna

O médico Plínio Ferreira Adry foi confirmado pelo prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, como o novo secretário municipal da Saúde e deve ser apresentado oficialmente, às 19 horas de quarta-feira, 7. Ele já ocupou o cargo de secretário de Saúde entre 1989 e 1992, tendo sido responsável pela municipalização dos serviços de Saúde com a implantação do Sistema Único de Saúde, aprovado pela Constituinte no ano anterior.

Na gestão passada de Plínio Adry  na administração de Fernando Gomes, foram iniciados o projeto de construção e as fundações do atual Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães. Atualmente reside e atua na medicina privada em Salvador, para onde se transferiu saindo de Itabuna em 1997. Também presta serviços médicos e consultoria em Maragogipe, no Recôncavo baiano de onde está se desligando para assumir a Secretaria de Saúde de Itabuna.

 

Mulher perde hora no motel e forja sequestro para enganar marido

Uma mulher de 20 anos, empregada de uma malharia, forjou o próprio sequestro para enganar o marido depois de perder a hora no motel com um amante. O caso aconteceu em Blumenau (120 km de Florianópolis) na semana passada e só agora foi revelado. Segundo a delegada Rosi Serafim, a mulher deu queixa no dia 24 de julho. Ela disse à polícia que fora sequestrada ao sair de casa, na rua Bahia, levada para um cativeiro num matagal a 4 km de distância, mas que conseguiu fugir dos supostos sequestradores e chegar caminhando à casa de uma tia.

Os policiais que investigaram o caso notaram inconsistências nos depoimentos da mulher. Ela contou que na fuga perdeu os sapatos e estava calçando apenas as meias. Mas a delegada notou que as meias usadas estavam limpas, o que seria incompatível com a fuga pelo mato e a longa caminhada. Pressionada pela delegada, a mulher acabou confessando a farsa. Ela disse que estava com o amante num motel e que os dois perderam a noção do tempo. Ela disse que foi dele a sugestão do falso sequestro, para dar uma justificativa ao marido pelo atraso.

A mulher vai responder por falsa comunicação de crime. Os nomes dos envolvidos não foram revelados pela polícia. A marido soube da farsa durante a investigação policial. (do UOL)

Óxente, é ladrão, mas é honesto…

Bahia lança Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

 

Wagner destaca política de segurança alimentar (foto: Matheus Pereira/Secom)

A Política Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Pesan) foi lançada  pelo governador Jaques Wagner, em solenidade na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).  De acordo com o governador, o objetivo da Pesan é organizar e dar diretrizes a todas as ações do Governo do Estado referentes à segurança alimentar, como por exemplo, aos programas Água para Todos, Leite Fome Zero, de Aquisição de Alimentos e de Qualidade da Alimentação Escolar.

Durante o evento, foram comemorados os dez anos de criação do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea-Ba), com a posse dos seus novos integrantes pelo governador Jaques Wagner, na presença de representantes da sociedade civil e do poder público, entre eles, os secretários que integram o Grupo Governamental de Segurança Alimentar, Rui Costa, da Casa Civil e Moema Gramacho, do Desenvolvimento Social.

Formado por 36 titulares e número igual de suplentes, o Consea-Ba foi criado em 2003 e instituído pela Lei Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, em 2008, como órgão de acompanhamento direto ao Governo.

E por falar em cidadania…


Praça Olinto Leone, centro de Itabuna, 2 de agosto, 10;30 horas. Motorista estaciona veículo em cima de calçada. Deficiente físico é obrigado a dar a volta pela rua, correndo risco de acidente. 

 

 

Firmino Alves e o povo agradecem

a praça é do povo e para o povo

Depois de  evitar o fechamento do Café Pomar, um dos marcos da história de Itabuna, a empresária Dalva Dantas dá mais um exemplo de que não se deve esperar apenas pelas ações do poder público para tornar a cidade mais bonita e habitável.

Firmino Alves, monumento restaurado

Dalva ´adotou´ a praça Santo Antonio, na avenida do Cinquentenário, centro de Itabuna, que estava abandonada.

A praça ganhou novos bancos, jardinagem e o monumento em homenagem a Firmino Alves, um dos responsáveis pela emancipação da então Vila de Tabocas, foi restaurado.

É assim que se exerce a cidadania.

 

Itabuna: após ser expulso, aluno agride monitora e emeaça ´cortar garganta` de professora

Droga é uma triste realidade na rotina escolar

Um aluno da 7ª série do Clégio CISO (Centro de Integração Social). m Itabuna,  aparentando estar drogado, mostrou sinais de agressividade na sala de aula, chutou a mão de uma monitora que o levaria à secretaria e agrediu verbalmente a diretora ao ser comunicado que seria expulso. Por fim, disse que cortaria a garganta da secretária quando estivesse fora da escola. A Polícia Militar foi acionada, para que as agressões fossem registradas, e um clima de pavor se instaurou no Colégio.

“O medo que a gente tem é de o menino, que ia à escola com freqüência, ficar com raiva e voltar armado para se vingar”, disse outra educadora. O sentimento, ressalta ela, é compartilhado pelos demais profissionais que atuam no local.

A situação, vale lembrar, tem se tornado corriqueira em muitas unidades de ensino da cidade. Os caminhos, digamos, convencionais são: advertência e suspensão. Nesse estágio, o estudante só pode voltar à escola com os pais e/ou responsáveis pela matrícula. Esgotadas todas as possibilidades, o último passo é a expulsão.

“O aluno deveria ser encaminhado para um psicólogo ou psicopedagogo, mas a escola pública não tem essa estrutura. Se a escola é o único meio, e um jovem é abruptamente jogado para fora, que caminho ele vai ter para fugir da marginalidade?”, questiona a professora. (Fonte Diário Bahia)

Eduardo Salles discute políticas públicas para a agropecuária com prefeitos da Chapada Diamantina

Convidado pela União dos Municípios da Chapada Diamantina (UMCD), o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, discute nesta sexta (2) e sábado (3), com 33 prefeitos da Chapada Diamantina, as políticas públicas para a agropecuária. O evento, 1º Encontro de Prefeitos da Chapada Diamantina e Regiãovai acontecer na Vila de Igatu, no município de Andaraí. Nesse encontro serão abordados outros temas, como educação, saúde, transporte, saneamento básico e infraestrutura.

No dia 16 de agosto, Eduardo Salles voltará à Chapada para, com o governador Jaques Wagner, participar em Morro do Chapéu de uma série de ações como a assinatura de protocolos de intenções para implantação de indústrias, inauguração de uma área de cultivos telados implantada por empresários do México, e da segunda colheita de uvas viníferas e degustação de vinhos produzidos com a primeira safra, Com eles estarão empresários franceses que visitarão a região com a intenção de investir na produção de vinhos finos.

Dilma sanciona lei que pune corruptos com rigor

(da Agencia Brasil) A presidenta Dilma Rousseff sancionou, com vetos, a  Lei Anticorrupção, que responsabiliza administrativa e civilmente empresas que cometem crimes contra a administração pública e prevê novas punições. A lei e a mensagem de vetos serão publicadas na edição de amanhã (2) do Diário Oficial da União.

Aprovada pelo Senado no começo de julho, a lei prevê punição, em outras esferas além da judicial, de empresas que corrompam agentes públicos, fraudem licitações e contratos ou dificultem atividade de investigação ou fiscalização de órgãos públicos, entre outros ilícitos.

Dilma fez três vetos ao texto, segundo informações da Controladoria-Geral da União (CGU). No primeiro veto, a presidenta retirou do texto o trecho que limitava o valor da multa aplicada às empresas ao valor do contrato. Fica mantida a redação que prevê a aplicação de multa de até 20% do faturamento bruto da empresa, ou até R$60 milhões, quando esse cálculo não for possível.

No segundo veto, o governo retirou da lei o trecho que tratava da necessidade de comprovação de culpa ou dolo para aplicar sanção à empresa. Segundo a CGU, diante do dano aos cofres públicos, não será necessário comprovar que houve intenção dos donos da empresa em cometer as irregularidades.

Dilma também vetou o inciso segundo o qual a atuação de um servidor público no caso de corrupção seria um atenuante para a empresa.

De acordo com a CGU, com a nova lei, na esfera judicial, poderá ser decretado perdimento de bens, suspensão de atividades e dissolução compulsória, além da proibição de recebimento de incentivos, subsídios, subvenções, doações ou empréstimos de órgãos ou entidades públicas e de instituições financeiras públicas ou controladas pelo poder público, por determinado prazo. As penas administrativas serão aplicadas pela CGU ou pelo ministro de cada área.

A Lei Anticorrupção também prevê tratamento diferenciado entre empresas negligentes no combate à corrupção e as que se esforçam para evitar e coibir ilícitos. Empresas que possuem políticas internas de auditoria, aplicação de códigos de ética e conduta e incentivos a denúncias de irregularidades poderão ter as penas atenuadas.

A nova lei determina ainda a desconsideração da personalidade jurídica de empresas que receberam sanções, mas tentam fechar novos contratos com a administração pública por meio de novas empresas criadas por sócios ou laranjas.





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia